sábado, 5 de julho de 2008

Vegetarianismo


O relato mais antigo de um regime vegetariano encontra-se nas escrituras dos hebreus. Ali, Deus intruiu ao primeiro par, Adão e Eva, como deveriam se alimentar. A dieta constituía-se de cereais, frutas, legumes, verduras, nozes, etç...
Os adventistas do Sétimo Dia e os Monges Trapistas também são adeptos do vegetarianismo, como base religiosa. No século XIX grupos utópicos advogaram esse padrão dietético. Entre seus seguidores estavam os fabricantes de cereais, W.K. Kellogg e C.W. Post. Na galeria dos vegetarianos figuram nomes de personagens famosas da história, como Newton, Lamartine, Pasteur, Napoleão, Einstein e outros.


Definição:
A definição do vegetarianismo é simples: forma de alimentar-se a base de alimentos exclusivamente do reino vegetal, excluindo-se da dieta todo e qualquer tipo de carne.
Dentro do vegetarianismo existem algumas tendências, como:
1. ovo-lacto- vegetariano: como o nome já esclarece, este regime adota leite e seus derivados e ovos além dos produtos e alimentos do reino vegetal.
2. lacto - vegetariano: inclui apenas o leite e derivados como alimentos do reino animal, além dos alimentos e produtos do reino vegetal.
3. vegetarianismo estrito: não adota qualquer produto de origem animal em sua alimentação. Somente alimentos do reino vegetal.
As dietas vegetarianas de vários tipos têm gozado de popularidade crescente nos últimos anos. Aqueles que as escolhem são motivados pela suas preocupações filosóficas, religiosas e ecológicas ou por um desejo de ter um estilo de vida mais saudável .
As evidencias consideráveis atestam os benefícios à saúde de uma dieta vegetariana. Os dados epidemiológicos, particularmente de estudos de Adventistas do Sétimo Dia, indicam que a sua dieta resulta em taxas menores de diabetes melito Tipo2, câncer de mama e de cólon; doenças cardiovasculares e da vesícula biliar. Entretanto, os dados não são suficientes para provar que uma dieta onívora baseada nas duretrizes recomendadas e combinada com um estilo de vida saudável não seja igualmente benéfica.
As dietas vegetarianas tendem a ser mais pobre em ferro do que as dietas onívoras, apesar do ferro não heme, nas frutas, hortaliças e cereais não refinados estar normalmente acompanhado, seja no alimento ou na refeição, por grande quantidades de ácido ascórbico( vitamina C) que ajuda na assimilação de ferro. Os vegetarianos não estão em maior risco de deficiência de ferro do que os não vegetarianos.
Os vegetarianos que não consomem laticínios podem ter baixas ingestões de cálcio e as ingestões de vitamina D podem ser inadequadas naqueles que vivem nas latitudes norte norte . ( Não apanham sol). O cálcio em alguns vegetais é inativado pela presença de oxalatos. Os fitatos nos cereais não refinados também podem inativar o cálcio; entretanto, este não é um problema para vegetarianos ocidentais, cujas dietas tendem a ser baseadas em frutas e hortaliças do que em cereais não refinados usados nas culturas do Oriente Médio.
Os vegetarianos estritos por longo prazo podem desenvolver anemia megaloblástica como resultado de uma deficiência de vitamina B₁₂, uma vitamina encontrada apenas em alimentos de origem animal. Esta deficiência é um problema menor em áreas cujo saneamento é precário porque as bactérias contaminantes podem servir como fonte dessa vitamina. Os altos níveis de folato nas dietas vegetarianas podem mascarar danos neurológicos de uma deficiência de vitamina B₁₂. Os vegetarianos estritos devem ter uma fonte confiável de vitamina B₁₂, assim como os cereais matinais ou as bebidas de soja fortificadasm ou tomar um suplemento .
Apesar da maioria dos vegetarianos atingir ou exceder a RDA de suas proteínas, suas dietas tendem a ser mais pobres neste nutriente do que aquelas dos onívoros. Esta menor ingestão pode ajudar os vegetarianos a reter mais cálcio de suas dietas. Além disso, uma menor ingestão de proteína resulta normalmente em consumo reduzido de gorduras na dieta porque muitos produtos animais ricos em proteína também são ricos em gorduras.
As dietas vegetarianas bem planejadas são seguras para lactentes, crianças e adolescentes e podem atender todas as suas necessidades nutricionais para crescimento. Também são adequadas as mulheres grávidas e mulheres lactentes. A chave é que as dietas sejam bem planejadas. Os vegetarianos devem prestar a atenção especial para garantir que obtenham o cálcio, ferro, zinco e vitamina B₁₂ e D suficiente. As combinações calculadas de fontes complementares de proteína não parecem ser necessárias. Apesar dos vegetarianos tenderem a consumir menos proteínas que os não vegetarianos, a ingestão total ainda excede a RDA.


Filosofia

Como tudo na vida, a alimentação também exige uma filosofia; uma filosofia capaz de explicar o funcionamento harmônico de noso organismo.

Ao alimentar-se corretamente, segundo o vegetarianismo, aumentamos a probabilidade de gozar de boa saúde, o de um funcionamento orgânico menos perturbado.

Para o vegetarianismo, a dieta específica, traz as seguintes vantagens:

1 Funcionamento intestinal regular e suficiente.

2 Melhor circulação nas paredes intestinais

3 Diminuição do colesterol.

4 Baixo teor de gordura.

5 Evita a ingestão de substâncias estimulantes do câncer, presente na carne.

6 Evita alguns males trasmissíveis pelos alimentos ( Ex: Teníase, Salmonelosis.)

7 Evitar a ingestão de hormônios e toxinas encontrados na carne tão prejudiciais ao homem.

8 Propiciar clareza e desenvolvimento mental.

9 proporcionar maior ecomomia, segundo pesquisas, pois a alimentação ovo-lacto-vegetariano custa 1/4 a menos do que os que comem carne em apenas 1 refeição do dia.

10 Evita a ingestão excessiva de produtos industrializados e guloseimas.



Nenhum comentário: