quarta-feira, 30 de julho de 2008

Doenças de Transmissão Hídrica



Em nossa cidade, 99% da população tem acesso a água potável, seja por meio da rede publica ou caminhões-pipa.
O tratamento e distribuição da água para consumo em Porto Alegre é responsabilidade do DME e compete a equipe de Vigilância de Águas/CGVS a fiscalização da qualidade da água fornecida. Segundo legislação do Ministério da Saúde. Portaria 518/2004- o DME deve obedecer a padrões de qualidade que a caracterizam como própria para consumo humano. Entre os principais intens. Considerados, estão: cloro livre, coliformes totais e termotolerantes, flúor e turbidez.
Todos os meses , a Equipe de Vigilância de Águas coleta 53 amostras de águas de diferentes pontos da cidade para verificar a sua potabilidade.
Mas, muitas vezes, temos uma água segura para consumo saindo da Estação de tratamento de Água do DME, e no caminho até o destino final ela acaba se contaminado. A maior possibilidade de contaminação no caminho que água faz até sua casa são as ligações clandestinas, o popular “pé-de-galinha”; eles constituem um fator de risco à saúde, pois possibilitam a absorção de contaminantes externos ( terra, esgoto, fezes de animais) pela tubulação e a conseqüente contaminação da água.
Até agora falei em riscos à saúde mas , afinal, que riscos são esses?
A água contaminada pode conter organismos patogênicos ou substancias químicas capazes de causar doenças no homem conhecidas como doenças de veiculação hídrica . segundo o relato dos agentes comunitários de saúde, diarréia, verminoses, gastroenterites, micoses, entre outras, são freqüentes.

Doenças de Transmissão Hídrica

Cólera causada por bactéria, sintomas: forte diarréia, vômitos, desidratação, coma e morte.
Infecção intestinal causada por bactéria, sintomas: diarréia e desidratação.
Leptospirose causada por bactéria sintomas: icterícia e hemorragias internas.
Hepatite A causada por vírus, sintomas: graves danos ao fígado.
Poliomelite ( paralisia infantil) causada por vírus , sintomas: ataca o sistema nervoso, causando paralisia e até a morte.
Amebíase causada por protozoário, sintoma: diarréia com sangramento. Causa anemia e enfraquecimento.
Giardíase causada por protozoário, sintomas: disenteria e dores intestinais.
Diarréias são a segunda maior causa de mortes de crianças no mundo.
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão é fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados. Uma pessoa infectada com vírus pode ou não desenvolver a doença. É mais comum onde a infra-estrutura de saneamento básico é inadequada ou inexistente.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por bactéria chamada Leptospira, presente na urina do rato. Em situações de enchentes e inundações, a urina do rato, presentes em esgotos e bueiros, mistura-seà enxurrada e a lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com água ou lama contaminada pode se infectar. A Leptospira penetra no corpo pela pele, principalmente se houver ferimento ou arranhão. Na época de seca, ainda oferece riscos á saúde humana.

Tempo de decomposição de materiais jogados nos rios, riachos, lagos e no mar.
Papel de 3 a 6 meses
Pano de 6 meses a um ano
Filtro de cigarro 5 anos
Chicle 5 anos
Madeira pintada 13 anos
Nylon mais de 30 anos
Plástico mais de 100 anos
Metal mais de 100 anos
Borracha tempo indeterminado
Vidro 1 milhão de anos.

Fonte : Equipe de vigilância das águas , Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário: