quinta-feira, 31 de julho de 2008

Anemia Ferropriva


A anemia é uma condição na qual uma deficiência no tamanho ou numero de eritrócitos, ou quantidade de hemoglobina que eles contem, limita a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o sangue e as células teciduais.
Anemia por deficiência de ferro:
É caracterizada pela produção de eritrócitos pequenos (microcítrica) e um nível diminuído de hemoglobina circulante. Esta anemia é realmente o ultimo estágio de deficiência de ferro, e representa o ponto final de um período longo de privação de ferro.


Fisiopatologia

Há muitas causas possíveis de anemia por deficiência de ferro. A condição pode surgir de:
1. ingestão inadequada de ferro secundaria de uma dieta precária ( como um estilo de vida vegetariano com ferro heme insuficiente);
2. absorção inadequada resultante de diarréia, acloridria, doença intestinal, gastrite atrófica, gastrectomia parcial ou total ou interferência de drogas.
3. utilização inadequada secundaria a distúrbios gastrointestinais crônicos,
4. necessidades decorrente de ferro para crescimento de volume sangüíneo, que ocorre durante a lactância, adolescência, gravidez e lactação;
5. excreção aumentada por excesso de sangue menstrual (nas mulheres), hemorragia por lesão, ou perda de sangue crônica por meio de uma úlcera, hemorróidas com sangramento, varizes esofágicas, enterite regional, colite ulcerativa, parasitas ( ancilostomose) ou doença maligna,
6. liberação defeituosa de ferro das reservas de ferro para o plasma e utilização defeituosa de ferro por inflamação crônica ou outro distúrbio crônico.

Com poucas exceções, a anemia por deficiência de ferro em homens adultos é o resultado de perda de sangue. As grandes perdas de sangue menstrual podem causar deficiência de ferro em mulheres, muitas das quais não tem consciência de que suas menstruações são incomumente abundantes.
A forma de ferro na dieta também influencia a absorção. O ferro heme ( cerca de 15% absorvível), presente na carne, peixe e aves, é muito melhor absorvido do que o ferro não heme, que também pode ser encontrado nesses alimentos, assim como ovos, grãos, vegetais e frutas. A taxa de absorção de ferro não heme varia entre 3 e 8% dependendo da presença de fatores dietéticos intensificados, especificamente, ácido ascórbico ( vitamina C) e carnes, peixes e aves. O ácido ascórbico não é apenas um poderoso agente redutor ele também liga o ferro para formar um complexo prontamente absorvido. O mecanismo pelo qual carne, peixes e ovos potencializa a absorção de ferro não heme em outros gêneros alimentares é desconhecido. A digestão desses alimentos pode levar à liberação de aminoácidos ( particularmente cisteína) e polipeptídiosna parte superior do intestino delgado, que então aquela o ferro não heme para formar complexos solúveis, absorvíveis.
A absorção de ferro pode ser inibida em vários graus por uma serie de fatores que quelam o ferro, como carbonatos, oxalatos, fosfatos e fitatos (pão não levedado, cereais não refinados e grãos de soja) e cálcio. Tomados com as refeições, o chá e o café podem reduzir absorção de ferro em 50% por meio de formação de compostos de ferro insolúveis com tanino.O ferro da gema do ovo é pouco absorvido devido à presença de fosvitina.
Em resumo, então, para maximizar a absorção de ferro e prevenir a anemia por deficiência de ferro, deve-se :
Melhorar as escolhas alimentares para aumentar a ingestão total dietética de ferro, incluir uma fonte de vitamina C a cada refeição, se possível; incluir carne, peixe em cada refeição se possível; evitar beber grandes quantidades de chás ou café com as refeições.

São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; carnes de aves e de peixes, mariscos crus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de ferro.
O ferro também pode ser encontrado em diversas folhas verde-escuro (como agrião, dente-de-leão, folhas de beterraba, de batata-doce, de mandioca, espinafre, agrião, salsa), grãos integrais (especialmente o trigo), amêndoas, nozes, castanha de caju, frutas secas (como damascos, passas, ameixas), brócolos, ervilhas, feijões, certas sementes (como gergelim e girassol), melaço, algas marinhas, figo, tofu, ananás, alcachofra, aveia, banana, beterraba, cenoura, aipo, couve, limão, tâmara, morango, cereja, uvas, amora, vagens, avelã, kiwi, lentilha, levedura, pêssego, pinhão, pêra, pólen, maçã, ameixa, rabanete, etc.

Fontes de Ácido Ascórbico (vitamina C) : Frutas cítricas (laranja, limão), abacaxí, verduras folhosas em geral, repolho, brotos de verduras, agrião, salsa, frutas silvestres em geral, groselha vermelha e preta, morango, goiaba, framboesa, amora, melão, tomate, ervilha, batata, pimentão , couve-flor.

Sintomas e conseqüências – Os portadores de anemia apresentam palidez na pele e nas mucosas (parte interna do olho e gengivas), cansaço fácil, desânimo, falta de ar ao executar tarefas simples ou ao andar, e dor no corpo.


O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo.



Nenhum comentário: