terça-feira, 29 de julho de 2008

Compare o açúcar mascavo e o cristal



Açúcar Mascavo





Açúcar Cristal



Os valores avaliados referem-se a 1 colher de chá mascavo( 4 gramas do alimento) e a mesma de açúcar cristal (5 gramas)

1. O tipo mascavo nada è do que o açúcar bruto. Quase sem aditivos, ele não é submetido ao branqueamento e ao refinamento. Por isso, conserva bons teores de sais minerais. Já o cristal, granulado, fica no meio termo dos processos industriais, o que torna menos aditivo.

2. light, mas nem tanto: uma colher de chá do açúcar mascavo, o equivalente a 4 gramas, fornece 15 calorias. O cristal em contrapartida, garante um pouco mais de energia: quase a mesma quantidade contém 19,25 calorias.

3. Ossos fortes: para ter um esqueleto mais resistente, não titubeie: o açúcar mascavo é uma mina de cálcio, mineral que além de prevenir a osteoporose, participa da coagulação sangüínea.
Mascavo 3,40 miligramas de cálcio
Cristal 0,07 miligramas de cálcio


4. Um quê de salgado: hipertensos, atenção! Estes dois tipos de açúcar têm sódio ( sal de cozinha) mineral encontrado em doses generosas de sal e que, em excesso, ajuda a disparar os níveis da pressão arterial.
Mascavo 1,76 miligramas de sódio
Cristal 0,13 miligramas de sódio


5. Para o bem dos músculos: quem faz atividade física já aprendeu que o potássio é fundamental para as contrações musculares. Quer saber de uma boa fonte? O açúcar mascavo.
Mascavo 13,76 miligramas de potássio
Cristal 0,17 miligramas de potássio


6. Defesas invencíveis, mais uma do açúcar mascavo: ele contém magnésio, importantíssimo para o funcionamento do sistema imunológico.
Mascavo 2,4 miligramas de magnésio
Cristal 0 ( nada)


7. Antiferrugem assim é o selênio, mineral que barra a ação dos danosos radicais livres. O nutriente mesmo que em pequenas taxas, é encontrado nos dois tipos de açúcar.
Mascavo 0,04 micrograma
Cristal 0,02 micrograma

Nenhum comentário: