terça-feira, 29 de julho de 2008

Saneantes


É muito importante cuidar dos saneantes que usamos para higienizar a louça que comemos e etç...
Os cuidados que devemos ter ao comprar produtos de limpeza (saneantes) e como saber se um produto é clandestino (pirata).


O que são produtos saneantes?
E por que utilizá-los?

Todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes ( casas, escritórios, lojas, hospitais, escolinhas infantis) são considerados saneantes.
São exemplo de Saneantes
Detergente Líquido: tira as sujeiras de pratos, copos, garfos, facas.
Detergente em Pó e sabão em Pó: tira as sujeiras de roupas.
Cera: dá brilho e proteção em pisos e assoalhos.
Água Sanitária ou Água de Lavanderia: desinfeta pisos, azulejos, banheiros, cozinhas e deixa mais branca as roupas.
Inseticida, repelente de insetos e raticida: mata ou expulsa insetos, roedores etç.. dos ambientes.
Desinfetante: mata germes e bactérias.

O que é Vigilância Sanitária?

É um trabalho realizado por governo e cidadão, com objetivo de evitar a fabricação, a venda e o uso de alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para saúde adulterados, a prestação de serviços de saúde sem qualidade e, ainda evitar a entrada de doenças no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) é órgão do Ministério da Saúde que faz as regras para fabricação e comércio de saneantes e fiscaliza se as empresas estão obedecendo estas regras.

Para serem vendidos em supermercado, lojinhas, mercearias e outros locais, a Anvisa exige que as empresas desenvolvam produtos saneantes seguros que dêem bons resultados e com controle da qualidade.
Todos os fabricantes são obrigados a seguir normas legais e técnicas e obter autorização do Ministério da Saúde para cada produto saneante colocado à venda.
Os produtos saneantes clandestinos (piratas), são aqueles que estão à venda sem permissão do Ministério as saúde, ou seja, são produtos que não tem qualquer avaliação de que dão bons resultados e de que são seguros ao serem usados, manuseados ou armazenados; na maioria das vezes, não têm ação contra os germes e/ou não limpam as superfícies, porque suas formulações não possuem ingredientes próprios para isto, ou quando os contêm, não estão em quantidades suficientes.
Os saneantes clandestinos são vendidos por ambulantes em caminhões, peruas, de porta em porta, mas também costumam ser oferecidos em lojas que revendem produtos e artigos para limpeza em geral.
Produtos que estão à venda e que não passaram pela avaliação do Ministério da Saúde são considerados clandestinos (piratas). A vigilância Sanitária é a responsável pela fiscalização desses produtos.
Cuide do seu dinheiro: normalmente os saneantes clandestinos têm um preço muito baixo porque não fazem o que prometem. Em sua maioria são produtos que só possuem cor e cheiro agradável.
Cuide da sua saúde produtos clandestinos podem causar: queimaduras, problemas respiratórios, irritações, machucados e graves intoxicações.
Cuidado com as crianças: estes produtos geralmente tem cores bonitas e atrativas e costumam ser vendidos em embalagens reaproveitadas de refrigerantes, sucos e outras bebidas. E quando ingeridos podem causar sérios danos à saúde e , até ,a morte.



Não existe nenhuma vantagem em comprar saneantes clandestinos, porque quem compra está sendo enganado, ou seja, paga-se pouco, mas o produto ou não limpa de forma correta ou então nãomata os germes, e o que é pior:
PODE CAUSAR SÉRIOS DANOS À SUA SAÚDE E DE SUA FAMÍLIA!
O BARATO PODE SAIR MUITO CARO!
Só use produtos que tenham rótulos, de forma clara, para o que ele serve. Essa indicação deve estar na parte da embalagem, junto com o nome do produto. A frase antes de usar leia o rótulo, avisos sobre perigo e informações de primeiros socorros devem constar no produto.

Fonte: ANVISA 2007

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada linda
:)

bjs

(nat)

Anônimo disse...

Neto Sorocaba

Achei muito importante esta divulgação em seu blog.
Peque que em minha cidade as autoridades (anvisa) não faça nada para deter este tipo de comercio, pois os pirueiros andas livremente pelas ruas vendendo este tipo de produto e tambem lojinhas de portas abertas vendendo estes produtos. ouvi dizer que um dos maiores motivos de intoxicação em crianças são causados por ingerir produtos de limpeza pirata em garrafas de refrigerantes.