quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

VERDURAS/ LEGUMES/ HORTALIÇAS



“Verduras e legumes são plantas ou partes de plantas que servem para o consumo humano, como folhas, flores, frutos, caules, sementes, tubérculos e raízes. Hortaliça é a denominação genérica para legumes e verduras”.(Philippi,2006)

Valor nutritivo

É de grande importância a inclusão de verduras e legumes variados na dieta, pois favorecem o fornecimento de quantidades apreciáveis de vitaminas, minerais além de aumentarem o resíduo alimentar no trato digestivo, através das fibras solúveis e insolúveis.
Podemos citar por exemplo, as verduras verdes e amarelo-alaranjadas são grandes fontes de pró-vitamina A ( caroteno).
Outras vitaminas encontradas seriam a C e as vitaminas do complexo B .Nos minerais, destacamos o ferro, o cálcio, o potássio e o magnésio. Além disso, as hortaliças, por seu colorido e variedade de sabor, favorecem a melhor aceitação do cardápio.

Classificação pela parte comestível

As verduras e os legumes podem ser classificados em folhas( alface, couve, espinafre, agrião); sementes(ervilha, milho verde, vagem); raízes e tubérculos( beterraba, mandioca,
batata, cenoura..)Bulbos( alho-poró, cebola, alho); flores(alcachofra, brócolis, couve-flor)
frutos(tomate, abobrinha,pepino,pimentão, chuchu);caules(acelga, aipo,aspargos)

Classificação pelo conteúdo de glicídios

Ou seja porcentagem de Carboidratos que são as nossa fonte de energia.

GRUPO A- Contendo cerca de 5% de glicídios

Abobrinha,acelga,agrião,aipo,alcachofra,alface,alfafa,almeirão,aspargo,azedinha,beldroega,berinjela,bertalha,bredo,brócolis,broto de bambu,carapicus,caruru,cebolinha,coentro,couve,couve-flor,dente de leão,espinafre,funcho,jambu,jiló,maxixe,nabiça,ora-pro-nobis,palmito,pepino,pepino,pimentão,rabanete,repolho,serralha,salsa,taioba,tomate,trapoeraba........
GRUPO B- Contendo cerca de 10% de glicídios

Abóbora,bardana,beterraba,calabura,cenoura,chuchu,ervilha verde,fava,jurubeba,nabo,quiabo,rábano,repolho-de-bruxelas,tupinambo,vagem.

GRUPO C- Contendo cerca de 20% de glicídios

Aipim ,araruta, batata-baroa,batata doce,cará,mandioca,milho verde,pinhão,semente de gergelim,colza,girassol e caroço de algodão.

A classificação das verduras e legumes em A , B e C permite maior flexibilidade dos cardápio, podendo-se substituir as mesma dentro do mesmo grupo sem alterar o valor calórico
da dieta. Devemos observar que esta substituição não serve para o valor mineral ou vitamínico dos vegetais.

Fonte: Material de Técnica Dietética II ( Unisinos)

12 comentários:

COISAS E AFINS disse...

Nossa!Achei seu blog fantástico,sabia??
Adorei,achei-o completíssimo.E tbm me será extremamente útil,pois faço faculdade de Nutrição e estou amando o meu curso.
Vc está de parabéns.
Um forte abraço!

Suellem Moura disse...

olá marcela, quero parabenizá-la pelo seu blog. Sou recem formada em Nutrição e amei todos os seus posts. Parabéns!

Kely susan disse...

Nossa,
Marcela você foi minha salvação!
eu não tinha nenhum exemplo dos grupos separadamente quanto qo teor de glicídios, sendo que minha prova é amanhã. E pelo que pude ver a fonte é segura e bastante conhecida neh? (Tucunduva)
Beijos

Adelia disse...

Qual a quantidade minima a ser consumida destes grupos de alimentos , para a população em geral.

Magumisse disse...

sou Nutricionista Mocambicano, gostei do blog, plo que to aprendendo mais

Anônimo disse...

adorei seu blog, queria saber como faço pra saber quando uma verdura é verde, branca ou vermelha?

Marcelle Monteiro disse...

Hello, eu estou fazendo dieta e li o esses seu post e achei bem legal. E queria saber quais são os tipos de verduras e legumes mais indicados para mim que estou fazendo dieta?
Eu sei que verduras/legumes/hortaliças são indicados mais eu não sou muito acostumada a comer essas coisas e estou tentando coloca-los em meu cárdapio...Thank you
Se der responde em meu blog.

Anônimo disse...

eu tenho anemia nao posso ficar sem comer mais tambem tenho pressao bem alta que preciso faser regime oque eu faco

Monica Dalmeida - ( 011 ) 7356-2393 disse...

Olá Marcela,

Visitei seu blog e gostei muito.

Monica Dalmeida - ( 011 ) 7356-2393 disse...

Amei seu blog

Anônimo disse...

Gostei muito interessante saber isso tudo.
Parabéns Marcela seu blog é muito bom.

Unknown disse...

Muito esclarecedor, adorei, parabéns vai me ajudar muito na hora das escolhas.