quinta-feira, 31 de julho de 2008

Anemias Megaloblásticas

OU


Reflete uma síntese perturbada de DNA, que resulta em alterações morfológicas e funcionais nos eritrócitos, leucócitos, plaquetas e seus precursores no sangue e medula óssea. A anemia megaloblástica é normalmente causada por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, os quais são essenciais para a síntese de nucleoproteínas. As alterações hematológicas são as mesmas para ambos; todavia, a deficiência de ácido fólico é a primeira a aparecer. As reservas corporais normais de folato são esgotados dentro de 2 a 4 meses em indivíduos que consomem dietas deficientes em folato; em contrapartida, as reservas de vitamina B12 são esgotadas apenas após vários anos de consumo de uma dieta deficiente desta vitamina. Em pessoas com deficiência de vitamina B12, a suplementação com ácido fólico pode mascarar a deficiência de v. B12. Na correção da anemia, a deficiência de v.B12 pode permanecer não detectada, levando a lesão neuropsiquiátrica irreversível que é prevenido apenas com a suplementação com v.B12.
Os indivíduos que consomem dietas estritamente vegetarianas, em particular após 5 a 6 anos, tipicamente possuem níveis circulantes menores da vitamina B12, a menos que suplementem com a vitamina. Isso não é verdadeiro para os ovolactovegetarianos, cujas dietas incluem fontes alimentares de vitamina B12.
Fontes da vitamina B12:

Carnes vermelhas ,Ovos ,Leite, Fígado, Peixes.

Sintomas comuns que podem haver na falta da vitamina:

perda de apetite
dores abdominais, enjôos e diarréia
desenvolvimento de úlceras dolorosas na boca e na faringe
perda de cabelo
cansaço, perda de energia e de vontade
sensação de boca e língua doridas
durante a gravidez
, o parto prematuro e/ou a malformação do feto
nas crianças, o crescimento pode ser retardado e a puberdade atrasada .

Alterações na pele:




Fontes de Ácido Fólico:

COGUMELOS - em quantidade significativa , sob a forma de poliglutama
FÍGADO (ALIMENTO)

OVOS
- Gema de ovo
QUEIJO

VEGETAIS DE FOLHAS VERDE-ESCURAS - São alguns exemplos de alimentos ricos em Ácido Fólico: Hortaliças verdes (espinafre, couve, couve flor)

CENTEIO- farinha de centeio
TRIGO
- integral
ABACATE
- Propriedades benéficas do foro gastrointestinal
MELÃO

ABÓBORA

FEIJÃO

CENOURAS

BATATAS

..
ÁCIDO FÓLICO - essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue, de ácidos nucléicos (RNA e DNA) e para as divisões das células do organismo, além de ajudar no metabolismo das proteínas.

BEBIDAS ALCOÓLICAS Se você bebe muito, é aconselhável aumentar a dosagem de ácido fólico.

Nenhum comentário: