sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Pirâmides Parte I: Grupo dos Cereais




Alimentos à base de trigo, arroz, aveia, farinha de milho, cevada ou outro cereal, como pães, macarrão, cereais matinais e torradas.Os cereais são divididos em 2 subgrupos: cereais integrais e cereais refinados.
Os cereais integrais são formados pelo farelo, o germe e endosperma. Já os cereais refinados sofrem um processo que remove o farelo e o germe, isto é feito para dar aos cereais uma textura mais fina, mas como conseqüência ocorre também a remoção das fibras dietéticas, ferro e algumas vitaminas. Alguns exemplos de alimentos de cereais refinados são: farinha de trigo branca, arroz branco, pão francês e macarrão.A maioria dos cereais refinados é enriquecida, ou seja, ocorre uma adição de vitaminas e minerais depois do processamento. A fibra, removida no processo de refinação, não é acrescentada aos cereais enriquecidos.Verifique a lista de ingredientes nos produtos à base de cereais e veja se eles foram enriquecidos, se são refinados ou integrais. Alguns produtos alimentares são feitos de misturas de cereais integrais e refinados.

Alimentos e produtos à base de cereais integrais:

Arroz integral
Trigo em grão
Farinha de aveia
Milho de pipoca
Cereais em flocos de trigo integral
Fibre OneNesfit
Cevada em grão integral
Farinha de milho integral
Centeio integral
Pão de trigo integral
Biscoitos de trigo integral
Macarrão de trigo integral
Tortilhas de trigo integral
Arroz silvestre
Quinoa
Alimentos e produtos feitos à base de cereais refinados
Broa de milho
Cuscuz
Biscoitos salgados
Biscoitos doces
Canjica
Macarrão
Cereais matinais
Pão brancoArroz branco
Pão francês

Pão de leite
Bisnaguinhas

A quantidade de cereais que você precisa comer depende da sua idade, sexo e nível de atividade física. As quantidades diárias recomendadas estão relacionadas na tabela a seguir. Mas além da quantidade é fundamental a qualidade, pelo menos metade de todos os alimentos e produtos à base de cereais ingeridos deve ser integrais.
CLIC NA IMAGEN



O que equivale a 1 porção de alimentos do grupo dos cereais?

Em geral, 1 fatia de pão, 1 xícara de cereal pronto para comer ou ½ xícara de arroz cozido, macarrão cozido podem ser considerados como equivalente a 1 porção do grupo dos cereais.A tabela relaciona quantidades específicas que contam como o equivalente a 1 porção do grupo dos cereais em relação a sua ingestão diária recomendada.
CLIC NA IMAGEM




Comer cereais, especialmente cereais integrais propicia benefícios à saúde. As pessoas que comem cereais integrais como parte de uma dieta saudável auxiliam na redução do risco de algumas doenças crônicas. Os cereais fornecem muitos nutrientes vitais para a saúde e a manutenção de nosso corpo.

Consumir alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, como parte de uma dieta saudável, auxiliam na redução do risco de doenças cardíacas.
Os cereais integrais, como parte de uma dieta saudável, pode melhorar o funcionamento do intestino.
Cereais fortificados com folato consumidos antes e durante a gravidez ajudam na formação do tubo neural durante o desenvolvimento fetal.

Os cereais são importantes fontes de muitos nutrientes, inclusive fibras dietéticas, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e folato) e minerais (ferro, magnésio e selênio).As fibras dietéticas dos cereais integrais, como parte de uma dieta saudável, ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue e podem diminuir o risco de doenças cardíacas. A fibra é importante para o bom funcionamento do intestino, pois aumentam o bolo fecal e facilitam o trânsito intestinal.Alimentos com fibras como cereais integrais ajudam a obter uma sensação de saciedade com menos calorias.Os cereais integrais são fontes de magnésio e selênio. O magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos. O selênio protege as células da oxidação. Também é importante para um sistema imunológico saudável.

Para incluir mais cereais integrais, substitua alimentos refinados por alimentos de grão integral – como comer pão de trigo integral em vez de pão branco ou arroz integral em vez de arroz branco. É importante substituir o produto refinado pelo de grão integral, em vez de acrescentar o produto de grão integral.
Para uma mudança, tente arroz integral ou macarrão de trigo integral. Experimente rechear pimentões verdes ou tomates cozidos com arroz integral.
Utilize cereais integrais na preparação de pratos, como aveia em sopas, mingaus, bolinhos de carne e vitaminas de frutas.
Faça um risoto de cereais integrais com uma mistura de cevada, arroz silvestre, arroz integral, caldo de carne e temperos. Para um toque especial, misture nozes torradas ou frutas secas picadas.
Experimente substituir até metade da farinha da massa de panquecas, tortas e outras receitas que utilizam farinha por trigo integral ou farinha de aveia.
Use pão ou biscoito integral esfarelados para dar liga ao rocambole de carne.
Tente usar flocos de aveia ou algum cereal integral moído, para empanar carne de frango, peixe ou berinjela à parmeggiana, optando sempre pelas preparações assadas.
Experimente fazer uma mistura de cereais integrais para comer como croutons na salada.


FIQUE DE OLHO: Alguns produtos à base de cereais podem conter quantidades significativas de farelo, que fornecem fibras importantes para a saúde. Entretanto, os produtos com farelo acrescentado ou só à base de farelo, como farelo de aveia, não são necessariamente produtos de grão integral.


Dê um bom exemplo para as crianças comendo cereais integrais nas refeições ou como lanche.
Deixe as crianças escolher e ajudar a preparar o prato de acompanhamento de grão integral.Ensine as crianças mais velhas a ler a lista de ingredientes nos pacotes de cereais ou de petiscos e escolha àqueles com cereais integrais no topo da lista.

8 comentários:

Anônimo disse...

adorei seu blog....muito bom, completo e original no estilo.

Jacque disse...

Adorei seu blog Tbém! Obrigada por compartilhar!! Mto útil e lindo no estilo!Sou nutri e sei na importância de tudo isso! Bjim

Jacque disse...

Oi! Maravilhoso seu blog! Adorei e vou utulizar os materiais em meus trabalhos de grupos! Obrigada por compartilhar! Sucesso pra vc!

Anônimo disse...

Exelente informacao.

Unknown disse...

Olá, estou fazendo um trabalho sobre cerais e achei o seu texto muito interessante, você poderia disponibilizar suas referências bibliográficas?

Unknown disse...

você poderia disponibilizar suas referências?

Unknown disse...

Olá, estou fazendo um trabalho sobre cerais e achei o seu texto muito interessante, você poderia disponibilizar suas referências bibliográficas?

Unknown disse...

Qual seria a porção da canjica e suas caloria?