terça-feira, 30 de setembro de 2008

Pirâmide: Extras

O que são calorias extras?

Para entender melhor: pense no dinheiro, que pode pagar necessidades básicas de alimentação e moradia e também proporcionar lazer e diversão. Da mesma forma, as calorias necessárias para manter o corpo funcionando normalmente e para suas atividades físicas são consideradas calorias essenciais. Depois que estas são fornecidas, o total de energia do dia pode ser complementado com as calorias extras – despreocupadas com o valor nutricional, elas trazem apenas prazer; e por isso, devem ser limitadas a uma pequena parcela do total diário.As calorias essenciais são trazidas por todos os alimentos dos grupos da pirâmide alimentar: grãos, frutas, hortaliças, gorduras, laticínios, carnes e leguminosas.As calorias extras devem fornecer entre 100 e 300 calorias diárias, principalmente para aqueles que não são fisicamente ativos. Elas podem ser representadas por:

Chocolate, sorvete, e outros doces, balas e sobremesas
Drinks, vinho, cerveja
Versões mais calóricas dos alimentos de cada grupo
Adição de um pouco de gordura ou açúcar aos alimentos, como molhos para saladas, açúcar, mel e manteiga.

Por exemplo, se um indivíduo tem um gasto calórico diário de 2000 calorias, destas calorias, pelo menos 1735 calorias devem ser provenientes de nutrientes essenciais. As 265 calorias restantes podem ser fornecidas por biscoitos, doces, sorvete, molhos e drinks.
Quantas calorias extras são permitidas diariamente?As calorias extras devem estar incluídas no total calórico do dia e não serem somados à este. A tabela a seguir mostra alguns exemplos:

CLIC NA IMAGEM


O que são açúcares adicionados?Açúcares adicionados são açúcares e xaropes adicionados a bebidas e alimentos durante o processo de industrialização ou preparo. Esse tipo de açúcar não inclui os açúcares naturais dos alimentos, como a frutose das frutas ou a lactose do leite.Exemplos de alimentos que contém açúcar adicionado são:
Refrigerantes
Balas
Bolos
Biscoitos
Tortas doces
Néctar de frutas
Sobremesas lácteas
Sorvetes

Ao ler a tabela de informações nutricionais dos alimentos é possível identificar a adição de açúcares. Outros ingredientes também são considerados como açúcares adicionados:
Açúcar
Açúcar invertido
Açúcar mascavo
Dextrose
Frutose
Glicose
Glucose de milho
Lactose
Maltose
Mel
Melaço
Xarope de milho

Como é possível contar as calorias extras consumidas?

A tabela abaixo mostra alguns alimentos de diferentes grupos e as calorias extras que eles contêm.É muito fácil, porém, exceder nas calorias extras diárias, ao abusar de molhos, açúcar, álcool e, principalmente, alimentos gordurosos. Fique de olho na suas escolhas ao longo do dia! E na quantidade!
CLIC NA IMAGEM




Nenhum comentário: