segunda-feira, 15 de setembro de 2008

OSTEOPOROSE



A osteoporose é um transtorno diretamente ligado à perda de cálcio, redução na massa óssea e por uma condição que leva ao enfraquecimento do osso, podendo ocorrer fraturas.
A ingestão de cálcio e vitamina D é importante em todas as fases da vida, pois influencia na saúde óssea de pessoas de todas as idades e previne a osteoporose e suas conseqüências.

Dicas para melhorar sua qualidade de vida:

1. Alimentos fontes de cálcio são provenientes principalmente de leites e derivados como queijos e iogurtes. Procure consumir de duas a três porções por dia desses alimentos.

2. Quando o consumo de produtos lácteos é limitado, é importante o uso de outras fontes como: carnes vermelhas; peixes, espinafre, amêndoa, gergelim, sardinha, brócolis, aveia, couve-manteiga, avelã, castanha-do Pará, agrião e soja.

3. Instituições de saúde recomendam que é omportante a exposição ao sol antes das 10h e depois das 16h, pois sem isso não é possível garantir a quantidade necessária de vitamina D, e ainda a eliminação do fumo e do cinsumo de bebidas alcoólicas.

4. Aumente a sua atividade física, pois ela favorece a manutenção da massa óssea.

Consulte um nutricionista!

Nenhum comentário: