sábado, 27 de setembro de 2008

Insônia


Fique certo de uma coisa: durante o sono o organismo se recupera dos desgastes ocorridos durante o dia. É portanto um dos mecanismos mais importantes contra o estresse. Dormir é tão importante que sua ausência total, durante muito tempo, pode levar a sinais de psicose, com alucinações e delírios! Privar alguém de sono é um método usado em técnicas de tortura e lavagem cerebral.
O sono não é uma atividade em que o corpo fica sem fazer nada, não é um processo passivo. É um mecanismo ativo do cérebro. Se você conhecer um pouco como funciona seu organismo, poderá decidir com maior critério quais medidas quer adotar para melhorar seu sono, se deve ou não tomar medicação para a insônia.

Quantas horas precisamos dormir

Uma criança pequena passa a maior parte de seu tempo dormindo. Um idoso passa a maior parte de seu tempo acordado. Entre essas duas extremidades, cada um tem uma necessidade específica, não sendo de exatamente 8 horas, como se diz comumente.
O melhor meio de se saber o número de horas necessárias, é verificar o estado geral ao acordar. A pessoa não deve se sentir irritada ou cansada logo pela manhã.
Quem não está dormindo o número total de horas suficiente costuma ficar com sonolência durante o dia, dificuldade de raciocínio, e outras tantas alterações que são exatamente iguais aos sintomas de alerta do estresse. Na verdade, é um alarme do organismo de que ele precisa se recompor, atingir seu equilíbrio.

Problemas que afetam o sono

Uma queixa comum é a de pessoas que dizem não dormir bem, mas que na realidade dormem uma ou mais vezes durante o dia e acabam por necessitar de menor número de horas à noite. A queixa de dificuldade para adormecer (insônia inicial) é a mais comum. É aceitável um período de até 30 minutos para adormecer. Mais tempo que isso possivelmente indique tensão emocional. Situações de tensão levam a uma dificuldade de adormecimento e também a um sono superficializado. A insônia intermediária (perder o sono no meio da noite) e também a final (despertar precoce) são comuns em períodos de grande excitação ou de problemas inconscientes, que podem afetar a fase do sonhar, sendo que o indivíduo passa a acordar durante ou no final da noite, em geral no meio de um sonho. A insônia final (despertar precoce), é também comum em idosos, assim como em depressões do tipo orgânica, com origem em alterações bioquímicas do cérebro e não nos problemas da vida. Existem também algumas doenças desencadeadoras de insônia, como por exemplo bronquite, hipertireoidismo, processos infecciosos. As insônias não permitem ao organismo se recuperar e por si só já são um novo fator de disstresse.
A apnéia do sono também pode afetar a qualidade do sono.

Conheça os hábitos que pioram o sono.Não são apenas problemas que podem afetar o sono. Muitas vezes alguns hábitos podem ser verdadeiros desastres para o sono reparador. O principais:

· Tomar bebidas com cafeína. Elas simplesmente impedem que seu cérebro se desligue.
· Beber para dormir provoca alterações nos ciclos do sono, resultando numa noite mal dormida e com ressaca pela manhã. Se você acha que só consegue dormir com álcool, saiba que o seu sono é de péssima qualidade e deve ser melhorado.
· Fazer exercícios físicos intensos, que na verdade são estressores e aumentam o nível de excitação geral.
· Trabalhar até a hora de dormir, tentando cair de sono pode ser uma necessidade de trabalho momentânea, ou ainda um hábito criado numa tentativa de se desligar dos problemas, que a médio e longo prazo acabam não funcionando e trazendo problemas.
· O mesmo se aplica a outros hábitos de tentar estressar o organismo até ele desmoronar, como ficar assistindo televisão, ler coisas tensas ou ouvir música excitante.
· Fazer uma refeição pesada até 3 horas antes de adormecer é pedir para dormir mal.
· Brigar com o(a) parceiro(a) às vezes pode ser tentador como um desabafo de um dia ruim, mas certamente irá prejudicar o sono do outro, ou dos dois.
· Tentar resolver questões importantes, pensar em problemas não resolvidos, não apenas impedem um bom sono, como também impedem que o inconsciente da pessoa veja outros lados da questão. Lembre-se da importância de dormir com a idéia.

E a soneca durante o dia?

Existem pessoas que acreditam que um soninho durante o dia é prejudicial ao sono noturno. E existem pessoas que acreditam que uma soneca durante o dia revigora e permite um dia muito bom.Uma coisa é certa: ou você deve procurar tirar uma soneca todos os dias ou então evite ao máximo dormir durante o dia. Nosso organismo é muito sensível aos hábitos, e o do sono deve ser o mais rotineiro possível. E sempre lembrando-se de que se tiver o hábito de dormir durante o dia, irá necessitar de menos horas à noite, e isso não é insônia. Desenvolva hábitos que melhoram o sono
Mantenha um horário regular para dormir. Permita que seu organismo desenvolva um ritmo interno apropriado. Use 20 a 30 minutos do seu tempo se preparando para dormir. Fale de coisas agradáveis, ouça música suave, leia um livro monótono (e não um que desperte a atenção). Procure tomar um banho quente, de chuveiro ou banheira, se possível diminuindo a intensidade de luz, usando um abajur ou uma lanterna. Exercícios físicos moderados, especialmente os de alongamento, e até 2 horas antes de dormir, podem ajudar. Procure usar travesseiro e colchão adequados. O travesseiro deve ser confortável, e o colchão deve possuir uma densidade compatível com seu peso. Para uma pessoa com 70 quilos, o colchão adequado é de densidade 28. Lojas de colchões costumam ter tabelas ilustrativas. Quando sentir sono, vá para a cama. Se você tentar lutar contra ele, possivelmente irá ganhar... Se não tiver sono, não fique na cama. Levante e vá fazer coisas não excitantes. Se dormiu mal uma noite, não fique dormindo até mais tarde. Não permita que seu organismo inverta a noite com o dia.

Influência das substâncias que auxiliam no sono

Medicamentos só podem ser tomados com orientação médica. Já algumas outras substâncias são encontradas livremente e podem auxiliar, junto com as outras medidas, a uma boa noite de sono. O triptofano é uma substância encontrada em diversos alimentos, como o leite e a soja, que participa de diversos processos bioquímicos do organismo, entre os quais na produção da serotonina, substância muito importante no desencadear do sono. A conclusão imediata é que o velho copo de leite quente antes de se deitar tem fundamento, e pode ajudar no sono. Também o maracujá tem propriedades sedativas, e um suco da fruta pode auxiliar na insônia. O mesmo se pode afirmar da camomila, da hortelã e da erva cidreira, que possuem propriedades sedativas e são excelentes remédios caseiros. São usados na forma de infusão, em geral na dose de uma colher de sopa para cada xícara de água fervente, deixando-se abafar 1 ou 2 minutos no recipiente tampado. Você deverá modificar com o tempo diversos outros hábitos, mas se nesta fase conseguir realizar os acima, já estará com meio caminho andado para o sucesso de seu programa.

Nenhum comentário: