quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Mel




O mel é um alimento totalmente natural, que é proveniente de um órgão das flores, o nectário. O néctar é constituído de água e açúcar, e outras substâncias como, aminoácidos, minerais, vitaminas, ácidos orgânicos, enzimas, óleos aromáticos, etc. Após a abelha recolher o néctar das flores, ele é misturado com outras substâncias e administrado por elas, quando ocorre à transformação ele é colocado em alvéolos da colméia até tornar-se maduro. Sempre que possível, a abelha procura nectários com um teor de açúcar alto. Diariamente a abelha passa por mais de 50 mil flores, e faz de 13 a 17 viagens das flores até a colméia. Elas voam aproximadamente 500 metros
Este alimento natural pode ajudar a cuidar da saúde e do bom funcionamento do nosso organismo. Ele facilita a digestão dos alimentos, regula o intestino e ativa o apetite. Aumenta o teor de hemoglobina no sangue, auxilia doenças do coração e pulmonares. Pode ser utilizado também no tratamento de infecções bucais, como dor de garganta, no combate a anemia, e age como diurético. O mel torna o organismo mais resistente, prevenindo-o da gripe e de outras doenças causadas por vírus e bactérias. Além disso, o mel é cicatrizante. Depois de alguns estudos feitos com o mel, foi descoberto que alguns elementos existentes em sua composição tem caráter anti-cancerígeno, mas, porém não se sabe ainda como atuam no combate destas célula..
Não causa alergia. No entanto, só deve ser dado após o primeiro ano de vida do bebê. Isso porque o doce pode conter esporos da bactéria Clostridium Botuliniun. Dessa forma é inofensivo para crianças mais velhas e adultos, mas pode causar botulismo em crianças lactentes. O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar causada por uma toxina produzida por uma bactéria presente no solo e nos alimentos contaminados e mal – conservados. A intoxicação caracteriza-se por um comprometimento severo do sistema nervoso e , se não for tratada a tempo, pode levar a morte.
A própolis é um produto com diversas propriedades terapêuticas, que é usado há muito tempo atrás. O nome própolis é de origem grega: Pro (em defesa de) Polis (cidade) Como o nome já diz (em defesa da cidade, ou da colméia), a própolis é formada pelas abelhas para cercar algumas frestas que há na colméia, para proteger as abelhas-rainha dos vírus e bactérias. A própolis traz na sua composição propriedades terapêuticas, como antiinflamatória, bactericida, fungicida, hepatoprotetora, cicatrizante, antiúlcera, anti-cárie e anestésica. Assim como o mel, a composição da própolis varia de região para região.
A apicultura é uma atividade destinada à criação de abelhas produtoras de mel que de uma forma que beneficia a vida do homem. É uma atividade que também extrai e comercializa o mel, a cera, e o própolis. Há muitos anos que existe a apicultura, desde a época da pré-história. Quem trabalha nesta atividade é chamado de apicultor, e ele é treinado para que saiba extrair o mel, sem fazer mal ás abelhas. Quando o mel está pronto, o apicultor pega o favo e o coloca em uma máquina centrífuga, esta máquina irá extrair o mel sem danificar o favo, que poderá ser reutilizado. Depois o mel é filtrado e engarrafado.
As abelhas foram, talvez, o primeiro animal domesticado pelo homem; eram consideradas animais sagrados e tinham nomes de sacerdotisas: Deborah, em hebreu, e Melitta, em grego. O hidromel foi muito consumido desde o século XVI e havia uma bebida, chamada tchemiga, contendo água e mel e 14 a 15 % de açúcar.


Calorias:

Mel uma colher sopa( 20 g) contém:62 Calorias

Nenhum comentário: