sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Ácidos graxos e doença cardiovascular





As doenças crônicas não transmissíveis como DAC, Diabetes Tipo 2, Câncer e etc; estão crescendo muito neste século. A dieta está associada a vários fatores de risco de doenças crônicas não-transmissíveis.
Estudos dos esquimós da Groenlândia chamaram atenção para duas características dessa população, aparentemente relacionada às altas concentrações de ácidos ômega-3( ω-3)da dieta e a baixa freqüência de doenças cardíacas. Estudos recentes demonstram que eles raramente morrem de problemas circulatórios, numa freqüência bem menor do que entre homens que consomem as dietas ocidentais (FAGUNDES, 2002).
A doença da artéria coronária (DAC) é a principal causa de morte dos brasileiros. Sabe-se que alterações de estilo de vida com a dieta são eixo central para manter a saúde cardiovascular. A maioria dos estudos tem mostrado que os ácidos graxos ômega-3 não afetam o colesterol total; contudo, eles aumentam o colesterol LDL (5 a 10%) e diminuem os triglicerídeos (25 a 30%).Os ω-3 diminuem os níveis de triglicerídeos por inibirem a síntese de VLDL e de apo B-100 e por diminuírem a lipidemia pós prandial. Eles também afetam muitos outros passos na aterogênese; mais notavelmente; eles são precursores das prostaglandinas que interferem na coagulação sanguínea. Portanto altas doses prolongam o tempo de sangramento, uma condição que é comum nas populações de esquimós com altas doses dietéticas e baixa incidência de DAC. Agora é postulado que o consumo de peixe e óleo de peixe ricos em EPA e DHA diminuirá os níveis de colesterol, LDL e triglicerídeos com subseqüente redução nas taxas de morte cardíaca súbita. O consumo de apenas uma refeição de peixe gorduroso por semana (5,5g de PUFA ômega-3 por mês) resultou em diminuição de 50% de risco de parada cardíaca após o ajuste para todos os fatores de riscos (SISCOVICK, 2000 apud KRAUSE, 2005). Khosla e Sundram (1996) apud (SILVA et al, 2004), sugerem que a ingestão de alimentos contendo ácidos graxos mono e poliinsaturados pode reduzir os níveis de LDL-colesterol no sangue diminuindo assim o risco do aparecimento de doenças cardiovasculares.
O fato mais preocupante é que as pessoas têm sido atingidas cada vez mais cedo na vida por essas condições. Anteriormente considerada doenças de idosos, hoje a doença cardiovascular aterosclerótica tem sido observada em faixa etárias cada vez menores. Está bem estabelecido que lesões ateroscleróticas são evidentes no leito vascular a partir da adolescência e a hiperlipemia constitui um fator preponderante e remediável para este desenvolvimento. É de total relação as dietas hiperlipidicas e seu papel desfavorável sobre a doença aterosclerótica do excesso de ácidos graxos saturados e de colesterol na dieta (SILVA et al., 2004).
Várias publicações de grande importância citam o consumo de ω-3 e peixes como a IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemia e Prevenção da Aterosclerose (2007) que recomenda o consumo de ω-3 e afirmam que os ácidos graxos ômega-3 em altas doses (4 a 10 g ao dia), reduzem os triglicérides e aumentam discretamente o HDL-C. Podem, entretanto, aumentar o LDL-C. Em portadores de doença arterial coronária, a suplementação de 1g /dia de ômega-3 em cápsulas, reduziu em 10% os eventos cardiovasculares (morte, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral).
As fontes de maior concentração de ômega-3 (EPA e DHA) são os peixes como: atum comum, salmão, arenque, enchova, truta, sardinha, etc. Também óleos de peixe (por exemplo: Óleo de Fígado de Bacalhau, de Salmão e outros peixes pelágicos), moluscos, crustáceos como camarão, caranguejo e lagosta. Também são consideradas boas fontes as sementes de linho (linhaça), óleo de canola, nozes pecan, vegetais de folhas verdes, algas marinhas e alimentos enriquecidos (KRAUSE et al., 2005; GONZÁLEZ, 2002).

Fonte: Meu TCC (Trabalho de Conclusão)Razão ômega-3/ômega-6

2 comentários:

Nat disse...

Gatíssima! Adorei o post, sempre me tomo um banho de informação aqui! E estou seguindo, sabia? hehehehe
bjU adoro-te
;*

Nat disse...

Obrigada linda! Quem sabe né?
vc tbm deveria escrever um, com essas informações importantíssimas que vc escreve! São muito úteis e pouca gente sabe!
Viraria uma bíblia. Quem dera se todo mundo seguisse. Qualidade de vida é fundamental e começa pela alimentação né?
bjU
;*