sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Saúde Nutricional


O corpo humano requer energia (calorias) para funcionar de maneira apropriada. Esta necessidade é atendida pela combinação de diferentes alimentos e deve levar em consideração a taxa de metabolismo basal (TMB), a atividade física do indivíduo, a ação dinâmico-específica dos alimentos e as necessidades adicionais em condições especiais como lesões ou doenças.O ser humano requer mais de 40 nutrientes, numa base regular, para manter a sua saúde. Tais nutrientes incluem: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água.Através de uma alimentação saudável, bem balanceada e dos processos de digestão, absorção e metabolismo dos alimentos, a energia e os vários nutrientes necessários são obtidos adequadamente.O bom estado nutricional é um importante parâmetro da adequação nutricional e, sem dúvida, causa impacto na qualidade de vida do indivíduo.A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a maioria dos governos tem publicado recomendações de ingestão diária de nutrientes para indivíduos saudáveis, que, por sua vez, sofrem adaptações, para mais ou para menos, em situações de doença.Em situações normais, uma pessoa que mantém uma alimentação balanceada, intercalando e integrando os elementos da pirâmide alimentar, consegue suprir grande parte das necessidades nutricionais requeridas para o pleno funcionamento do organismo.
Nota-se, a cada dia, crescente conscientização do papel da alimentação saudável na prevenção de problemas de saúde e sustentação do bem-estar diário.Algumas pessoas apresentam necessidades nutricionais especiais e requerem cuidados com a alimentação sendo necessário, muitas vezes, a restrição de determinados nutrientes ou ingredientes, como por exemplo, a restrição de glúten e lactose para os diversos casos de alergias e/ou intolerância alimentares. Em geral, todas as necessidades de nutrientes aumentam em situações de lesões ou danos à saúde. Após um trauma, uma cirurgia ou uma doença , o organismo requer nutrientes para a cicatrização dos ferimentos e reconstituição dos tecidos.
É de importância fundamental dar um suporte nutricional adequado durante uma doença grave. Os dois extremos ? alimentar excessivamente ou precariamente ? podem ser prejudiciais à saúde e devem ser evitados para que o indivíduo tenha uma boa recuperação.Podemos resumir em três momentos as diferentes situações em que o aporte nutricional desempenha papéis distintos, a saber:

PREVENÇÃO de carências nutricionais, riscos para desnutrição ou obesidade e doenças associadas, como no caso das enfermidades cardiovasculares;
MANUTENÇÃO / RECUPERAÇÃO normal dos tecidos e órgãos e adequado estado nutricional, nas situações de instauração de doenças crônico-degenerativas; e
RECUPERAÇÃO rápida e eficaz, em situações críticas de saúde, para pessoas com problemas absortivos.

Fonte: Site para profissionais

Nenhum comentário: