quarta-feira, 9 de julho de 2008

Pica


A pica- consumo de substâncias com pouco ou nenhum valor nutricional da gravidez mais freqüentemente envolve geofagia ( o consumo de barro ou terra) ou amilofagia ( o consumo de substâncias amiláceas não nutritivas como goma de lavanderia ). Substancias não alimentares associadas á pica da gravidez englobam gelo, fósforo queimados, pedra ou cascalho, carvão, fuligem, cinzas de cigarro, tabletes de antiácidos, leite de magnésia, bicarbonato de sódio e borras de café. A incidência da pica não está limitada a qualquer área geográfica, raça,sexo, cultura ou classe social, nem está limitadas aquelas que estão grávidas.
A desnutrição pode ser uma conseqüência da pica porque as substâncias não alimentares não fornecem os nutrientes essenciais necessários na dieta.
A etiologia da pica é pouco conhecida. Uma teoria sugere que a ingestão de substâncias não alimentares alivia a náusea e o vômito . também foi levantado a hipótese de que a deficiência de um nutriente essencial , como o cálcio ou ferro, faz com que a pessoa consuma substancias não alimentares que contenham esses nutrientes. Grande parte do comportamento de pica parece estar baseado em superestimações, costumes e tradições que freqüentemente são de mãe para filha.

É importante ressaltar que esse modo de agir é prejudicial à gestação, pois há riscos de contaminação por substâncias tóxicas, diminuição do suprimento de nutrientes saudáveis e infecções por parasitos intestinais.


Fonte: Nutrição da Gestação à Adolescência ; Krause

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha só...
Eu escrevi aquilo do nda, nunca vi Juan na vida.
Simplesmente falei o que eu pensei na hora e pronto, ok?

Se quiser me mande seu perfil no orkut pra nos conhecermos, seu blog é muito bonito, parabéns.

Eu não costumo dizer quem eu sou, uso de terapia mesmo o meu, é apenas um cantinho de lembranças e desabafos.

bjs

www.elegantementeborderline.blog.com

Anônimo disse...

www.elegantementeborderline2.blog.com

*correção do endereço do meu blog.