domingo, 13 de julho de 2008

Cálcio (Ca)


Os minerais são substancias inorgânicas temos uma variedade muito grande no nosso organismo 5% do nosso peso é de mineral. Tudo que está dentro do nosso organismo está ionizado. Por terem carga acoplada a proteína os íons tem atração pelas proteínas.
Que tipos de minerais temos em nosso organismo? Cálcio, fósforo, potássio, cloro etç...
Cálcio é fundamental para quase tudo no organismo. Todas as nossas células tem estoque de cálcio, magnésio e fosfato.
O que é cálcio????
Um cátion divalente. E´o mineral ,mais abundante no organismo constitui cerca de 1,5 a 2% do peso corpóreo; 99% é encontrado nos ossos e 1% se encontra livre no sangue.
Onde temos cálcio??
É um mineral e um metal importante na tabela periódica.
Ingerimos cálcio no leite, queijo hortaliças de folhas verdes escuras.
Funções do cálcio no organismo:
A ingestão adequada de cálcio é necessária para permitir ganhos ótimos na massa e densidade óssea nos anos pré-puberais e da adolescia. Estes ganhos são importantes para as meninas, pois podem fornecer proteção adicional contra a osteoporose nos anos após a menoupasa. As mulheres pós –menopausa necessitam obter quantidades suficientes de cálcio para manter a saúde óssea e reprimir o PTH (hormônio paratireóide). Além de sua função na construção e manutenção de ossos e dentes, o cálcio também tem uma serie de papeis metabólicos nas células de outros tecidos. Entretanto, em comparação com as necessidades significantes do esqueleto, apenas pequena quantidade de cálcio são exigidas para todas as outras funções celulares e extracelulares.
As funções de transporte das membranas celulares são influenciadas pelo cálcio, que afeta a estabilidade da membrana de formas pouco conhecidas. O cálcio também influencia a transmissão dos íons através das membranas de organelas celulares, a liberação dos neurotransmissores nas ligações sinápticas, a função dos hormônios protéicos e a liberação ou ativação de enzimas e extracelulares.
O cálcio é necessário para transmissão nervosa e regulação da função muscular cardíaca. O equilíbrio apropriado dos íons de cálcio, sódio, potássio e magnésio mantém o tônus muscular do esqueleto e controla a irritabilidade nervosa. Um aumento significante no nível de cálcio sérico pode causar falhas cardíacas ou respiratória enquanto a diminuição resulta em tetania dos músculos esqueléticos. Alem disso, os íons cálcio desempenham um papel critico na contratilidade dos músculos lisos.
O cálcio ionizado inicia a formação de um coagulo sanguíneo pela estimulação da liberação de tromboplastina das plaquetas sanguíneas. Os íons cálcio também servem como co-fatores necessários em varias reações enzimáticas, inclusive na conservação do fibrinogênio em fibrina e o passo final de coágulos de sangue.

Hormônio da paratireóide
Devemos manter a quantidade de cálcio no organismo no plasma; quando tem baixas concentrações de cálcio no sangue eu tenho uma liberação do hormônio da paratireóide.
Esse hormônio faz com que ocorra uma saída de cálcio do osso, faz com que ocorra uma diminuição de cálcio pela urina, estimula a vit. D a aumentar a absorção de cálcio a nível intestinal.
O hormônio da paratireóide quer aumentar o cálcio no sangue.
Ele inibe a absorção de cálcio no osso diminui a saída de cálcio pela urina estimula a vit.D para poder absorver mais cálcio.
Como funciona de uma outra maneira:
A quantidade de cálcio que tem mo sangue faz com que eu tenha uma disponibilidade do hormônio paratireóide. A proteína G vai estimular adenilato ciclase ou estimular a fosforilase C; uma concentração de cálcio vai fazer o Ip3 ou amp. Cíclico.
Quando eu tenho baixo cálcio no sangue estimula Amp cíclico e a saída do hormônio da paratireóide.
Quando eu tenho alto nível de cálcio no sangue a proteína G estimula a fosforilase C que libera Ip2 que inibe a liberação do hormônio da paratireóide.
Dentro da glândula eu tenho uma sensibilidade da quantidade de cálcio no sangue que faz com que libere ou não o hormônio da paratireóide.
O hormônio da paratireóide libera cálcio, quando eu tenho um desbalanço:

↑de Ca. No plasma ↑da calcitonina da tireóide que repõe Ca no osso.
↓ Ca hormônio paratireóide tira o Ca do osso e põe no sangue.

Mas o que este hormônio da paratireóide faz? Regula o nível do rim a nível de liberação de cálcio no osso, aumenta a absorção do cálcio no rim, inibe a do fosfato aumenta a absorção de vit. D.


Calcitonina

A calcitonina estimula o deposito de cálcio nos ossos, fazendo com que ocorra a diminuição de cálcio no sangue. Quando tem um aumento de Ca ela é liberada, e quando tem muito ela estimula a absorção de Ca pelo osso.
Quando eu tenho uma diminuição de cálcio é liberado o hormônio paratireóide.
Deficiência de vit. D ( hormônio esteróide fontes: queijos, margarinas, manteigas, leite, peixes alguns cereais e exposição ao sol que da pele passa p/ o fígado, p/ o rim e então p/ forma ativa de vit D esta vitamina estimula a calcificação e estimula pressão intestinal. A vit. D fica ativa porque é hidroxilada 2 vezes uma nível hepático outra a nível renal) ;não teve absorção de cálcio conseqüência perna tortas porque o hormônio da paratireóide tira o cálcio dos ossos para outras regiões.
Muito calcio hormônio calcitonina
Pouco cálcio hormônio paratireóide.
Cálcio intracelular
Todas as nossas células tem reticulo endoplasmático. Dentro da célula eu tenho concentração baixa de Ca e muito fora dela.
O principal regulador de Ca é o reticulo endoplasmático. Canal de Ca→Ipa3 atpase
Enzima cálcio Atpase
Se aumentar cálcio no citoplasma a célula morre. Se eu não tenho ATP acumula Ca no citosol, isquemia cerebral e coração não tem capacidade de acumular glicogênio. Aumentando Ca no citoplasma aumenta todas as fosfolipases Ca regula todas as enzimas do metabolismo.


Cálcio e Ferro:

Caso eu coma uma lasanha de carne e molho branco o ferro heme da carne não vai ser absorvido pelo organismo, Ca e ferro competem entre si e quem sempre vence é o cálcio. Uma pesquisa feita no Brasil, com resultados alarmante de anemia ferropriva ( deficiencia de ferro) em crianças menores de 2 anos.Contatou que elas recebiam o peito da mãe, após o consumo de alimentos fontes de ferro, como carne, feijão etç. Mas o leite oferecido em seguida é o responsável pela carência de ferro na dieta e consequentemente pela anemia ferropriva.

O ideal é esperar 1 hora a 1 hora e 30 minutos para consumir leite, grande quantidadde queijo, cremes a base de leite e etç... Alimentos fortificados com cálcio e ferro no leite por exemplo...O ferro deste alimentos é adcionados de uma forma que o cálcio não " vê".Assim não ocorre a concorrencia.

Quantidade de cálcio diário conforme as DRI( ingestões dietéticas de referência):


Lactentes: 0-6 meses: 210 mg/d;
7-12 meses:270mg;d;
crianças: 1-3 anos: 500mg/d;
4-8 anos 800mg/d;
Sexo masculino:
9-13 anos: 1.300 mg/d;
14-18 anos: 1.300 mg/d;
19-30 anos: 1.000 mg/d; 31-50 anos: 1.000 mg/d;
51-70 anos:1.200 mg/d;
Apartir dos 70 anos : 1.200 mg/d .
Sexo fêminino: 9-13 anos: 1.300 mg/d;
14-18 anos: 1.300 mg/d;
19-30 anos: 1.000 mg/d;
31-50 anos: 1.000 mg/d;
51-70 anos: 1.200 mg/d;
Apartir dos 70 anos: 1.200 mg/d;
Gravidez: menos de 18 anos: 1.300 mg/d;
19-30 anos: 1.000 mg/d
31-50 anos: 1.000 mg/d


Obs: mg/d: miligramas por dia.

Teor de cálcio nos alimentos selecionados:


Iogurte, pouca gordura, com fruta 1 xícara 345 mg
Leite desnatado 1 xícara 302 mg

Leite semi-desnatado 1 xícara 297 mg

Leite integral 1 xícara 290 mg
Sorvete cremoso 1 xícara 274 mg

Brócolis cozido 1 xícara 187 mg

Requeijão cremoso 1 colher de sopa 170 mg
Queijo 1 fatias média 155 mg

Couve cozida 1 xícara 148 mg
Espinafre cozido ½ xícara 138 mg
Melaço escuro 1 colher de sopa 137 mg
Tofu ½ xícara 130 mg

Galinha grelhada sem pele 100g 116mg
Leite em pó sem gordura 2 colher de sopa 104 mg
Amêndoas ¼ de xícara 92 mg

1 ovo inteiro 90 mg
Feijão cozido branco ½ xícara 64 mg
Salsicha tipo frankfurter , peru, 1 58 mg
Laranja 1 média 52 mg
Pão de trigo integral 1 fatia 32 mg

Fonte: M aterial de 3 anos de faculdade...E livro: Alimentos nutrição e Dietoterapia. ultima edição. e Nutrição clinica no adulto.

7 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por gostar do meu blog tão simples, eu só escrevo mesmo como terapia. ;-)
O seu é belíssimo!
Bjus

(Nat)

Anônimo disse...

É difícil esse negócio de religião, não é, Marcela?
Acredito que nos livros sagrados é feito com que as pessoas temam a Deus e não o respeite, mas o veja como um grande general que estará disposto a se vingar de nós! rs!
Mas Deus é misericordioso! Porém apesar de misericordioso, Ele é justo, então no "acertar de contas", ele age como um professor, que deve avaliar seu aluno conforme seu desempenho, ou seja, não se dá a mesma nota para um aluno rebelde que a de um aluno esforçado e aplicado, não é mesmo?
Vc vai gostar do Alcorão, é pura poesia! ;-)
BjU
;*
(Nat)

Regiane Klein disse...

Olá..adorei seu blog, muito interessante, pode ter certeza q farei uma visitinha de vez em quando. Adoro nutricionista, já 18 kg a mais do que tenho agora, e consegui elimina-los com a ajuda de nutricionista, o processo é mais longo, mas é mais garantido de que não volte a engordar, pois mantenho o mesmo peso a mais de um ano...
Bjuss...

que venha a temporada! disse...

Agora fiquei na dúvida:
se eu comer brócolis ou espinafre, quer dizer que eu não vou absorver o ferro porque esses vegetais contêm cálcio, ou ocorre o mesmo processo em que o cálcio "não vê" o ferro, e ambos são absorvidos?

que venha a temporada! disse...

Agora fiquei na dúvida:
se eu comer brócolis ou espinafre, quer dizer que eu não vou absorver o ferro porque esses vegetais contêm cálcio, ou ocorre o mesmo processo em que o cálcio "não vê" o ferro, e ambos são absorvidos?

que venha a temporada! disse...

Agora fiquei na dúvida:
se eu comer brócolis ou espinafre, quer dizer que eu não vou absorver o ferro porque esses vegetais contêm cálcio, ou ocorre o mesmo processo em que o cálcio "não vê" o ferro, e ambos são absorvidos?

que venha a temporada! disse...

Agora fiquei na dúvida:
se eu comer brócolis ou espinafre, quer dizer que eu não vou absorver o ferro porque esses vegetais contêm cálcio, ou ocorre o mesmo processo em que o cálcio "não vê" o ferro, e ambos são absorvidos?