sábado, 11 de julho de 2009

Maconha: efeitos, mudanças comportamentais e vício



Quais são os efeitos da maconha durante seu uso e quanto tempo este efeito dura?

O uso da maconha (Cannabis sativa) acompanha a história do homem. Dependendo da época, ela foi utilizada pelos seus efeitos psicológicos, com os mais diversos fins medicinais e suas fibras foram usadas na confecção de cordas e roupas. O efeito estimulante foi descoberta na Índia onde era utilizada para estimular o apetite, curar doenças venéreas e induzir o sono. A forma mais comum de uso da maconha é fumada (é insolúvel em água, por isso não pode ser injetada). O efeito é atingido rapidamente (1 a 10 minutos), mas o pico da ação ocorre após cerca de 30 minutos. Após 45 a 60 minutos os efeitos começam a diminuir, mas como a liberação do corpo é lenta, é possível encontrar traços da droga na urina até semanas ou meses após o uso.A maconha é considerada uma droga perturbadora por produzirem distorções qualitativas no funcionamento do cérebro, como delírios, alucinações e alterações na capacidade de discriminar medidas de tempo e espaço. Os efeitos do uso são: leve estado de euforia, relaxamento, melhora da percepção para música, paladar e sexo, prolonga a percepção de tempo, risos imotivados, comportamento mais falante e devaneios. Os olhos ficam avermelhados, a boca seca e há a ocorrência de taquicardia. Porém não há registro de morte por intoxicação

Como a pessoa se comporta logo após o efeito estar passando?

O comportamento após o efeito estar passando depende da personalidade, da quantidade de uso e do contexto onde a pessoa está inserida. Para alguns pode haver sonolência, aumento do apetite, relaxamento, para outros pode haver maior agressividade, ansiedade e busca por dar continuidade ao uso.

Quais são as mudanças comportamentais que ocorrem após um longo período de uso da maconha?

Os efeitos psíquicos crônicos da maconha, provocado pelo uso continuado, interferem na capacidade de aprendizagem e de memorização, podendo induzir a um estado de diminuição da motivação. Nesse caso, a pessoa não sente vontade de fazer mais nada, tudo parece ficar sem graça e sem importância. Há também provas científicas de que, se o usuário tem uma doença psíquica, mas que ainda está "sob controle", ou já manifestada, mas está controlada por medicamento, a maconha piora o quadro, pois ela pode anular o efeito do medicamento ou ser o "estopim" que faria a doença se manifestar.Os efeitos crônicos da maconha são mais graves. No homem o uso prolongado de maconha pode provocar uma diminuição da testosterona (hormônio que confere ao homem maior quantidade de músculos, a voz mais grossa, barba, também é responsável pela fabricação do espermatozóides). Na mulher pode trazer alterações hormonais chegando até a inibição da ovulação. O uso contínuo pode afetar também os pulmões (a fumaça é muito irritante), sendo comum os problemas respiratórios, principalmente a bronquite. Animais de laboratório expostos cronicamente à maconha passam a apresentar maior incidência de câncer do que animais controles.Assim, o uso regular da maconha pode gerar, após longos períodos de tempo, ansiedade, paranóia, pânico, depressão, prejuízo da memória e da habilidade de resolver problemas, redução da testosterona, pressão arterial alta, asma, bronquite, psicose entre as pessoas com histórico familiar de esquizofrenia, doenças do coração e crônicas obstrutivas das vias aéreas, cânceres, problemas de atenção e motivação, prejuízo na memória e na concentração, comprometendo o desempenho de tarefas complexas e rendimento intelectual.

A maconha é realmente uma droga “leve”, como é considerada? Ela pode causar o vício?

A dependência química ocorre de maneira diferenciada para cada usuário e em alguns pode até não ocorrer. Não necessariamente quem usa maconha irá se tornar dependente, pois outros fatores estão associados para que se instaure a doença. A maconha é entendida como uma droga leve por não termos registro de casos de morte por intoxicação e pela existência de uma certa hierarquia entre as drogas, que a colocam na base, tendo outras substâncias muito mais perigosas e “pesadas” acima dela.

A maconha é a porta de entrada para outras drogas?

Pode ser, mas isso não é uma regra. Pesquisas apontam que o álcool e a maconha podem ser grandes fatores de risco para o uso de drogas mais pesadas, porém o que existe é uma busca por experimentação dos demais tipos de drogas dentro da hierarquia das mesmas. Pode-se dizer que a busca por novas formas de prazer, talvez ainda mais imediatos é considerada uma porta de entrada ao mundo das demais drogas

É necessário internar seu usuário em uma clínica de reabilitação para que ele se livre da maconha?

Para que a pessoa deixe de usar a droga, em primeiro lugar ela tem que desejar parar o uso. O desejo, a vontade, é 90% do sucesso. E em relação à necessidade de internação, isso depende muito para cada pessoa. Algumas conseguem parar de usar sozinhas, outras precisarão de tratamento e acompanhamento especializado, porém, não se pode determinar que seja a internação, porque além dela existem os grupos de auto-ajuda e os centros de atendimento psicossocial.

Qual a diferença entre a maconha e o haxixe?

Basicamente a diferença está na potência e na forma de uso. O haxixe é uma forma concentrada da maconha, geralmente sendo apresentada (chamada) em forma de “bolinha, bola ou bolota”. A pessoa pode engolir ou fumar o haxixe. Em relação à potência, o haxixe apresenta uma potência mais elevada do que as folhas e flores de maconha.

Fonte: Dra. Gislaine Pereira Tavares
Mestre em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua em psicologia social, violência, drogadição, educação, relações familiares e políticas públicas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dios Mio! Aconselho-a a ver o documentario "the union"! Quero ver se a sua opiniao nao muda, depois de ver pessoas q sofrem de doenças q facilmente sao tratadas pelo cannabis, e uma planta, e natural e os seus usos sao imensos! haveria de existir um juiz na internet para apagar estes sites de pessoas q estao programadas para dizer sempre a mesma coisa! vcs estao parados no tempo! evoluam! ou serao sempre robos comandados por principios religiosos arcaicos alterados pelo homem e de politicas de "roubo" e escravatura!
O $$ e o unico sistema de escravatura legal!
Abram os olhos!!!

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Descordo em tudoooooo, sou a favor da saúde, sem drogas, ninguém precisa delas!!!!!!!!!!!!!! Tenha força de vontade e não se deixe levar pelas DROGAS!!! Nem cigarro fumo mais!!!!!!!!!!!

Maicon Douglas de Souza disse...

Nada a ver, grande absurdo isso que você postou, eu fumo há anos, e sou graduado, larguei três remédios que eu tomava depois que eu passei a fazer o uso da cannabis. Você tem um pensamento muito limitado sobre o assunto, não sei se sabe, mas nos estados unidos, ela é usada no tratamento de diversas doenças.
O motivo de haver tanto preconceito sobre esta, é pelo simples fato do petróleo dar mais lucro, pois com o hemp se faz papel, tecido, casa, alimento com ômega 3 e 6 (aliás é o unico que conta com os dois, entrando em comflito diretamente com produtores de soja, sendo esta, nunca consumida naturalmente por nenhum animal), com o hemp, se faz biocombustível.
Quem perde caso seja liberado 100%:
Giganetes empresas petrolíferas;
Gigantes empresas de agricultura;
Gigantes empresas de tecidos;
Gigantes empresas de alimentos;
Traficantes.

Digo traficantes, pois, sempre que vou comprar maconha, me oferecem pó, armas, etc, não compro de certos traficantes de medo. Se fosse algo taxado pelo governo, seria muito mais vantajoso, até porque nos EUA, a cannabis medicinal traz lucos de mais de 6 bilhões de dólares ao governos norte americano, não sendo os usuários expostos a outras drogas, nem armas e nem violência.

Acho que as pessoas deviam fazer uma pesquisa mais a fundo, e parar de acreditar no que a rede de televisão mostra, pois ela não é uma fonte de informação confiável.

Espero que meu comentário seja aprovado pela moderação para que todos que por aqui passem, tenha uma percepção mais expandida nos comentários complementando o seu post.

Maicon Douglas de Souza disse...

Vale ressaltar, que a maconha, em alguns casos, causa a dependência psicológica, por exemplo, se eu ficar sem fumar dois ou três dias, me da uma vontade maior de fumar, mas quando passo de 5 dias sem fumar, é como se sumisse a vontade, nesses casos eu só volto a fumar no outro fim de semana por exemplo, mas geralmente fumo todo dia antes de dormir.
Sobre ela ser a porta de entrada a outras drogas, eu particularmente nunca vi ninguem sair da maconha e ir para outras drogas, mas mesmo assim acredito que depende da pessoa, tem muita gente que fuma só para se aparecer para os outros, ficam na esquina dando uma de bonzão, bebendo e fumando, esse tipo de pessoa geralmente não se contenta com a erva e quer cheirar pó, depois fumar crack, tudo por um possível status. Status esse, que não tem valor nenhum depois de morto.