sábado, 11 de julho de 2009

Cogumelo: conheça os perigos da droga


Quais são os efeitos do cogumelo durante seu uso e quanto tempo este efeito dura?

Historicamente, os cogumelos estão associados a contextos religiosos. Existem várias espécies, sendo que as que possuem como princípio ativo a psilocibina, são as mais conhecidas. São ingeridos em sua forma natural ou secos, misturados ou não a alimentos. Seu mecanismo de ação é semelhante ao do LSD. Seus efeitos iniciam em cerca de 10 a 20 minutos e duram cerca de 4 a 10 horas, atingindo o pico após 1 hora.Os efeitos mais importantes são a euforia, distorção da percepção de tempo, alucinações, aumento na percepção visual e desorientação mental.

Como a pessoa se comporta logo após o efeito estar passando?

Podem ocorrer hipertermia, rubor facial, aumento da frequência cardíaca, sudorese, midríase, náuseas, vômitos, dor abdominal e incoordenação motora.

Quais são as mudanças comportamentais que ocorrem após um longo período de uso do cogumelo?

Dependendo da quantidade e tempo de uso, podem ocorrer imagens assustadoras por sua intensidade e conteúdo incomum, podendo gerar ansiedade e síndrome do pânico.

O cogumelo pode causar o vício?

Sim, cogumelo também pode ocasionar dependência, porém dependerá de outros fatores biopsicossociais para que ela se instaure.

É necessário internar seu usuário em uma clínica de reabilitação para que ele se livre dele?

A clínica de reabilitação é apenas um dos caminhos que poderão ser escolhidos para o tratamento. Existem centros de atenção psicossocial, que oferecem atendimento – dia, grupos de auto-ajuda e até mesmo internação hospitalar para desintoxicação. Dependerá da personalidade do usuário e do grau de dependência. Mas deve-se ressaltar a importância em se auxiliar o usuário a querer parar de usar.

Nenhum comentário: