domingo, 12 de julho de 2009

Obesidade pode ser fator de risco para complicações graves da nova gripe.


Médicos Norte-Americanos Levantam Hipótese

A obesidade pode constituir um fator de risco para desenvolver complicações graves decorrentes da gripe do vírus da influenza A (H1N1). Essa hipótese foi levantada por médicos norte-americanos, a partir da análise de dados de pacientes internados no estado da Califórnia. Nos Estados Unidos, já foram notificados mais de um milhão de casos, com cerca de 130 óbitos.
“Ficamos surpresos com a incidência de obesidade entre os casos severos que monitoramos”, afirmou a Dra. Anne Schuchat, uma das médicas do
CDC (Centers for Disease Control and Prevention), que está monitorando a epidemia no país. Segundo ela, os cientistas estão estudando a possibilidade de incluir os obesos entre os outros grupos de risco, como as gestantes (sobretudo no terceiro trimestre), as pessoas com diabetes e os pacientes com doenças cardiovasculares.
As dificuldades respiratórias dos pacientes com obesidade podem ser a explicação para a vulnerabilidade do grupo. O presidente da ABESO, Dr. Marcio Mancini, explica que a maioria dos obesos mórbidos apresenta apneia do sono, caracterizada por engasgos e sufocamentos noturnos, enquanto uma outra parte pode sofrer da síndrome da hipoventilação, precisando de oxigênio extra, mesmo durante o dia.

Pressão nos Pulmões
O aumento da gordura intrabdominal pressiona o diafragma. Como consequência, as bases pulmonares também são pressionadas, reduzindo a capacidade da tosse de limpar as vias aéreas - ou seja, de botar pra fora as secreções acumuladas. Esse fator poderia explicar o aumento das complicações no organismo dos obesos, uma vez instalada a infecção pelo vírus da gripe suína, observa o Dr. Marcio Mancini.
Segundo a ONU, foram notificados mais de 93 mil casos de infecção no mundo, com mais de 400 mortes relacionadas ao vírus. No Brasil, o Ministério da Saúde informou que foram confirmados mais de 800 casos (até o início de julho), com uma morte confirmada no estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: ABESO

Nenhum comentário: