segunda-feira, 6 de julho de 2009

Gripe Suína: O uso de máscaras respiratórias


Especialistas no assunto consideram, definitivamente, que existe uma função para a utilização de máscaras respiratórias a fim de evitar o contágio da gripe suína, mas ainda não é possível saber qual é o melhor tipo de máscara e qual a mais prática, pois esse assunto continua em discussão.Há vários tipos de máscara respiratória, variando os “respiradores” – o tipo de máscara que proporciona uma filtração efetiva das partículas virais. Essas são conhecidas como máscaras N95, usada em hospitais por profissionais de saúde que tratam de pessoas com doenças contagiosas, como a tuberculose. A máscara N95 é anatômica, moldável, hipoalérgico, com clipes nasal que se molda facilmente aos diferentes tamanhos e tipos de rosto. Elas podem ser caras e, às vezes, podem ser difíceis de usar por um período muito longo de tempo por ser desconfortável e difícil de respirar.Existem também as máscaras cirúrgicas, que não filtram o ar muito bem, mas ainda sustentam alguma proteção contra as gotículas no ar que espalham a gripe. Ocasionalmente as pessoas irão vestir máscaras cirúrgicas, que são feitas de pano, que servem praticamente para a mesma finalidade.Nos Estados Unidos, há uma controvérsia sobre qual tipo de máscara é melhor – para os profissionais que estão trabalhando em contato próximo com uma pessoa doente, a recomendação é de sempre usar as máscaras respiratórias. Muito da controvérsia tem a ver com a função da máscara cirúrgica e quando ela deve ser usada. Com os dois tipos de máscara, não se sabe o quão completa é a proteção. Esses respiradores podem vazar ou podem ser desconfortáveis. Por isso às vezes eles não são usados ou são removidos logo após colocados, embora nem todas as pessoas cheguem a seguir essas orientações por várias razões, tais como despesas, o fornecimento, a preferência pessoal, etc.

Dr. Andrew L. Garrett
Diretor de prevenção do National Center Disaster Preparedness, associado à Mailman School da Universidade de Columbia - EUA.

Um comentário:

Unknown disse...

Marcela,
nunca é demais falar sobre como prevenir doenças como esta da gripe que agora corre o mundo.

Portugal é um País bem pequeno e no entanto ultimamente o numero de pessoas infectadas com o vírus H1N1 está a aumentara uma velocidade considerável.

Beijinhos,
Ana Martins