terça-feira, 7 de outubro de 2008

Tudo que você sempre quis saber sobre vitaminas, mas tem vergonha de perguntar...Parte V

A vitamina D ajuda a prevenir a osteoporose?

A vitamina D promove a absorção do Cálcio e a mineralização dos ossos. Sem ela, esses processos são prejudicados, resultando em raquitismo nas crianças e amolecimento dos ossos nos adultos. Os resultados científicos actuais afirmam que o consumo inadequado, tanto de vitamina D, como de Cálcio, podem tornar os ossos mais vulneráveis à osteoporose, mas não existem provas de que doses elevadas sejam realmente benéficas. Tendo em vista que doses excessivas de vitamina D são potencialmente tóxicas, é melhor seguir as recomendações oficiais de dosagem.

Criança com Raquitismo:


Os suplementos melhoram a fertilidade humana?

Não existem provas a esse respeito. Alguns poucos estudos demonstraram que uma combinação das Vitaminas A e E possivelmente podem melhorar a fertilidade masculina. Um estudo sobre fertilidade masculina constatou uma relação entre o baixo nível de vitamina C no organismo com a formação de coágulos de esperma, um problema que inibe a sua capacidade de movimentação. A adição de vitamina c reduziu esse efeito, com a consequente melhoria da fertilidade, ao dar ao esperma melhores oportunidades de atingir o óvulo.

A vitamina B6 é eficaz na prevenção e cura de ressaca?

Muitas pessoas acreditam que sim, mas não existem provas concretas.

A vitamina E estimula o impulso sexual?

Não. Essa ideia é baseada numa má interpretação de resultados de pesquisas com animais. Após um período sem vitamina E na alimentação, os ratos deixaram de se reproduzir, voltando ao normal após terem os seus suplementos restaurados, o que levou as pessoas à conclusão de que a vitamina E é um afrodisíaco capaz de melhorar o impulso sexual.

O suplemento de vitaminas pode ser considerado como “doping”?

Não. As vitaminas podem contribuir para manter a forma e atender as necessidades nutricionais dos atletas, que são maiores, mas não eleva o desempenho além dos limites físicos normais.

As vitaminas podem ajudar no combate à SIDA ( AIDS)?

Teoricamente, como algumas vitaminas fortalecem o sistema imunológico do organismo, um bom nível poderia fortalecer as defesas de uma pessoa infectada contra outras infecções.Entretanto, ainda não existem dados confiáveis a esse respeito.

Os suplementos de vitamina C evitam ou atenuam os sintomas da herpes?

Ainda não existem dados científicos para responder a esta pergunta.

A adição de vitamina B6 ajuda no controle da diabetes?

Muitos diabéticos apresentam um nível inadequado dessa vitamina, que precisa ser restaurado. Os estudos que visavam verificar se a sua adição reduz os sintomas da neuropatia diabética, que são semelhantes aos de crise nervosa provocada por deficiência da vitamina B6, chegaram a resultados controversos e ainda não se chegou a nenhuma conclusão .

Ouvimos, cada vez mais, que as vitaminas combatem os “radicais livres” no organismo. O que significa isso?

Os radicais livres são substâncias agressivas, bastante reativas, que são produzidas devido à poluição do ar, cigarros e outros factores diversos. Podem ser prejudiciais, pois, quando são produzidos em excesso, atacam as células e tecidos do organismo, provocando danos oxidativos. Estudos recentes demonstram que as vitaminas C e E e o Betacaroteno protegem vários tecidos do organismo contra os danos causados pelos radicais livres.

Devemos tomar vitaminas quando estamos deprimidos?

A depressão, em alguns casos, pode ser um dos sintomas iniciais da deficiência de algumas vitaminas, principalmente do Complexo B. Nesse caso, é recomendável restaurar a deficiência. Entretanto, isso não significa que as vitaminas possam ou devam ser usadas sempre que a pessoa se sentir deprimida.

Nenhum comentário: