sábado, 4 de outubro de 2008

Tudo que você sempre quis saber sobre vitaminas, mas tem vergonha de perguntar...Parte II


Vitaminas na alimentação: A busca de uma dieta adequada

Quais as melhores fontes de vitaminas A e C?

As verduras de folhas verdes, ou vegetais de cor amarela e laranja são ricos em Beta caroteno.O fígado, ovos, leite, manteiga e margarina são excelentes fontes de vitamina A. Particularmente ricos em vitamina C são os citrinos, o morango, a couve-flor, os brócolos, a couve-lombarda, a batata e o tomate.

Como podemos saber se estamos a consumir vitaminas suficientes?

Isso só pode ser verificado com certeza através de um exame dos níveis sanguíneos. Entretanto, se o consumo for insuficiente por um tempo prolongado, com certeza provocará pelo menos sintomas de uma deficiência marginal, tais como perda de apetite, fadiga, falta de concentração, irritabilidade, letargia e insónia. Pessoas que não apresentem esses sintomas e que tenham uma dieta equilibrada quase certamente apresentam níveis adequados de vitaminas.

O que acontece se não consumirmos vitaminas suficientes por alguns dias?

O indivíduo que normalmente consome vitaminas suficientes e tem boa saúde não será prejudicado com uma pequena redução durante uma ou duas semanas. Porém, as pessoas cujas dietas normais contenham pouca vitamina podem apresentar sintomas de deficiência.

O teor de vitaminas pode variar nas frutas e vegetais frescos?

Sim, pode variar bastante, dependendo do tipo de clima e solo, da qualidade e métodos de colheita e do transporte e armazenamento desses alimentos.

As pessoas obesas podem apresentar deficiência de vitamina?

Sim, pois os alimentos com alto teor calórico não contêm necessariamente um alto teor de vitaminas. Um indivíduo que consuma alimentos ricos em hidratos de carbono e gorduras, porém pobres em vitaminas, pode engordar e continuar a necessitar de vitaminas.

O que pode provocar uma deficiência vitamínica?

A deficiência pode ser causada principalmente por:·dieta inadequada, devido a alimentos inadequados ou regimes;·consumo desequilibrado de alimentos, devido ao não conhecimento, falta de incentivo, tabus alimentares, problemas dentários e apatia;·necessidade aumentada de vitaminas por crianças em fase de crescimento, fumadores, mulheres que tomam a pílula e durante a gravidez e aleitamento, em casos de infecções graves ou tratamento prolongado com medicamentos;·má absorção e má digestão, geralmente entre idosos, e em casos de uso prolongado de certos medicamentos.

Apanhar bastante sol fornece vitamina D suficiente?

Os adultos sãos podem obter vitamina D em quantidades suficientes com uma exposição adequada ao sol. Essa vitamina é essencial para o crescimento e desenvolvimento da estrutura óssea, por isso os bebés, as crianças e as grávidas e lactantes precisam de maior quantidade. Novas provas indicam que os idosos também podem necessitar de adição da vitamina D pois, à medida que envelhecemos, a pele vai perdendo a capacidade de sintetizá-la.

Uma pessoa com deficiência de vitaminas pode deixar de perceber isso?

Possivelmente, sim. A deficiência aparece de forma lenta e progressiva, sendo que os sintomas podem aparecer nos estágios iniciais.Esse é o chamado período sub-clínico ou deficiência marginal, que pode ser acompanhado de perda de apetite, fadiga, falta de concentração, irritabilidade, letargia ou insónia.

2 comentários:

Célia Iraci Rebechi disse...

Seu blog é fantástico,tirei muitas duvidas alem de me ajudar em um trabalho da faculdade,Deus abençoe,obrigada,bjs!

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Obrigada fico feliz porter ajudado!!!
Bjssssss