quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Alimentação infantil: Alerta para alimentos...


Alimentação Infantil: Alerta para Alimentos Potencialmente Perigosos.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no último dia 18/08/08 liberou um Boletim para todo país alertando o consumidor sobre o risco de inserir na alimentação de crianças abaixo de 1 ano de idade o mel de abelha.
O objetivo da orientação é prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Não existem restrições ao consumo de mel por crianças com mais de um ano de idade e adultos sem problemas de saúde relacionados à flora intestinal.
O botulismo intestinal só se inicia após a transformação dos esporos do Clostridium botulinum para a forma vegetativa (início das atividades metabólicas do microrganismo). Na forma vegetativa, esse bacilo se multiplica e libera toxina botulínica no intestino. A multiplicação do Clostridium botulinum e a liberação da toxina no intestino só ocorre em crianças que ainda não possuem a flora intestinal completamente formada ou em adultos com alguma doença que possa alterar essa microbiota protetora.

O objetivo da ANVISA é informar a população agindo preventivamente já que ainda não houve casos recentes desta doença notificados no Brasil.
Este alerta serve também para que os pais e profissionais que trabalham diretamente com alimentação de crianças (creches, babás e etc.) sejam bem orientados sobre alimentos que podem ser perigosos se inseridos na alimentação da criança precocemente. Alguns exemplos estão no quadro abaixo:
CLIC na imagem

É necessário também evitar doces, refrigerantes e frituras. Pesquisas científicas apontam que esses alimentos, além de não possuir valor nutricional, aumentam o risco de a criança ficar obesa no futuro. Prefira sobremesas à base de frutas.

Fonte: Site Anvisa

Nenhum comentário: