sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Tudo que você sempre quis saber sobre vitaminas, mas tem vergonha de perguntar...Parte I

Vitaminas




Nossa vida depende destas pequenas moléculas: as vitaminas são essenciais para as funções biológicas.

Saiba o que são as vitaminas, como elas agem em nosso organismo e quais são os mitos que cercam estas substâncias.

O que são as vitaminas?


São compostos orgânicos encontrados nos alimentos, essenciais para o crescimento dos tecidos do corpo, bem como para a sua cura e bom funcionamento.

Quantas vitaminas existem?


São 13: além das vitaminas A, B, C, D, E e K, existem 8 do complexo B: tiamina (B1), riboflavina (B2), piridoxina (B6), cianocobalamina (B12), biotina (H), ácido fólico (Bc), ácido nicotínico (niacina) e ácido pantoténico (B5).

Qual a diferença entre vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis?

As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos: hidrossolúveis (C e complexo B) e lipossolúveis (A,D,E e K). As vitaminas lipossolúveis são armazenadas nos tecidos do corpo, enquanto que as hidrossolúveis, com excepção da B12, não podem ser armazenadas em níveis apreciáveis e, portanto, precisam ser respostas continuamente.

Porque são importantes as vitaminas?


Elas participam em muitas reacções bioquímicas que transformam os alimentos em energia. São também essenciais para manter inúmeras funções do organismo e para a formação de novos tecidos. Sem as vitaminas, não existe vida humana (vita = vida). Uma deficiência contínua poderá provocar a deterioração da saúde e, em muitos casos graves, pode até levar à morte.
O que é uma deficiência sub-clínica de vitamina?
É uma deficiência que se manifesta através de sintomas não específicos, como a irritabilidade, falta de apetite, fadiga. A curto e médio prazo, uma deficiência sub-clínica latente prejudica o estado geral do organismo. A longo prazo, pode facilitar o desenvolvimento de doenças crónicas.


O que é o Betacaroteno?

É um precursor da vitamina A (retinol), encontrado em alimentos de fontes vegetais. Pertence a uma família de compostos denominada “carotenoídes”, que dá a coloração característica das frutas e legumes de cor laranja e amarela. É encontrado também nos legumes de folhas verde-escuras. Às vezes, é também denominado pro-vitamina A, pois é convertido em retinol no organismo. Actualmente, estão a ser desenvolvidas pesquisas para verificar outras possíveis funções do betacaroteno.


As vitaminas fornecem energia?

Não. Elas apenas ajudam a converter os alimentos em energia. Não se pode aumentar a capacidade física somente com uma adição de vitaminas, a não ser que o organismo esteja deficiente, como, por exemplo, em caso de fadiga provocada por dietas desequilibradas. Nesse caso, uma adição para restaurar o equilíbrio melhora a capacidade física.

As vitaminas engordam?


Não, elas não contêm calorias. Os suplementos podem conter algumas calorias no seu revestimento de açúcar, porém, normalmente a quantidade é desprezível.

Tomar vitaminas aumenta o apetite?


Se o nível de vitaminas no organismo não for suficiente, particularmente da A, B1 e C, pode levar à perda de apetite, o que pode ser resolvido com um suplemento. Nos indivíduos com uma dieta equilibrada, o suplemento não provoca nenhum efeito sobre o apetite.
O organismo pode produzir a sua própria vitamina?
Não, excepto no caso da vitamina D e da niacina que, entretanto, são produzidas em quantidades insuficientes. Consequentemente, as vitaminas têm de ser obtidas de fontes externas.


O que significa o Complexo B?

Consiste nas vitaminas B1, B2, B6, B12, ácido nicotínico (niacina), ácido pantoténico, ácido fólico e biotina. É um grupo de vitaminas hidrossolúveis, que precisa ser reposto continuamente no organismo, em virtude de sua curta vida útil; embora pertençam a um mesmo grupo, cada uma delas tem função distinta. De um modo geral, pode-se afirmar que as vitaminas do Complexo B agem como coenzimas.

Um comentário:

Mauricio Martins disse...

Gostei muito do estudo sobre as vitaminas,pois matou minhas duvidas. muito obrigado a você ,que dividiu com a gente esse estudo.