terça-feira, 26 de agosto de 2008

Fazendo as refeições em restaurantes e lancherias



Peça para visitar a cozinha do estabelecimento, é um direito seu (Lei Municipal 7766/96 e Dec.Mun. 11487/96), mas obedeça os critérios exigidos para essa visita (uniformização, uma pessoa de cada vez, etç.). Faça a visita antes das refeições. Depois pode ser tarde e decepcionante.
Observe a limpeza do local e a presença de insetos ou roedores. A apresentação dos garçons e cozinheiros dá uma idéia sobre o local: se estão usando uniformes limpos e completos (avental e touca ou boné), se aparentam saúde, se têm bons hábitos de higiene.
No salão ou área de consumo, analise a higiene e como os alimentos estão expostos (buffts quentes, estufas, balcões quentes, refrigerados ou com gelo), a limpeza dos equipamentos e as temperaturas. Não esqueça: alimentos quentes devem estar BEM QUENTES e os refrigerantes BEM GELADOS. Isso serve para as sobremesas à base de leite e ovos, saladas com carne e maionese, salgados em geral (esfihas, pastéis, empanados, entre outros), que também não podem ficar expostos à temperatura ambiente.
E não esqueça, higiene não é luxo! Um estabelecimento bem simples e caprichado pode ser mais seguro que um restaurante luxuoso! As vezes, as aparências enganam!
Fonte: Equipe de Vigilância de Alimentos.

2 comentários:

Unknown disse...

Esse post é show! E é bom mesmo ir antes de fazer a refeição e estar bem preparado para o que se pode ver, pois realmente, às vezes os maiores e mais conceituados são os piores em termos de higiene e adequações sanitárias!!!Experiência própria!!!!
Já está add tb! bjs!

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Muiito obrigada purity!É um prazer receber a sua visita! Você tem toda a razão..Já me decepcionei com a cozinha de uma churrascaria conceituada...
Volte sempre!!
beijoss!