quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Anemia por Deficiência de Cobre


O cobre e outros metais pesados são essenciais para a formação apropriada de hemoglobina. A cerulosplasmina, uma proteína que contém cobre, é necessária para a mobilização normal de ferro dos seus locais de armazenamento para o plasma. Em um estado deficiente em cobre, o ferro não pode ser liberado, levando a baixos níveis séricos de ferro e hemoglobina, mesmo na presença de reservas de ferro normais. Outras conseqüências da deficiência de cobre sugerem que as proteínas de cobre são necessárias para a utilização de ferro pelo eritrócito em desenvolvimento e para as funções ótimas da membrana do eritrócito.
As quantidades de cobre necessárias para a síntese normal de hemoglobina são tão mínimas que são normalmente supridas de modo amplo por uma dieta adequada; entretanto, a deficiência de cobre pode ocorrer em lactentes amamentados com leite de vaca ou fórmulas para lactentes deficiente em cobre. Ela também pode ser vista em crianças ou adultos com síndrome de má absorção ou que estejam recebendo nutrição parenteral total a longo prazo sem cobre.O cobre é distribuído amplamente nos alimentos, inclusive nos produtos animais (exceto leite) e a maioria das dietas fornece entre 0,6 e 2mg/dia. Os alimentos ricos em cobre são mariscos (ostras), vísceras (fígado, rim), carnes de músculos,chocolates, nozes, grãos cereais, leguminosas secas e fruta secas. Em geral a frutas e os vegetais contêm pouco cobre.

Um comentário:

Jean Marcelo Maul disse...

Interessante a matéria sobre a deficiência de Cobre,ainda acho que fatores como excesso de enxofre,mo e Fe são cruciais, pois estes são antagonicos do Cu.