
Feliz dia do nutricionista ! !!Parabéns!!!






As considerações ambientais, sociais e políticas são tão importamtes quanto à nutrição na cultura orgânica. A popularidade dos alimentos orgânicos e naturais continua a aumentar. Apesar da palavra natural não ser regulamentada, alguns tomaram ações para estabelecer padrões voluntários para o uso de orgânico como uma descrição para alimento. Em outubro de 2002, um alimento designado como Aorganic@ atingiu os padrões de um produção e manuseio identificados e regulamentados pelo USDA; no mercado, o alimento é rotulado com a palavra Aorganic @ ou um pequeno adesivo com o selo USDA Organic. Para um alimento receber a designação Aorganic @, 95% dos ingredientes devem ter sido produzidos em campos que utilizam recursos renováveis e conservam o solo e água para intensificar a qualidade ambiental. A carne, frango, ovos e produtos de laticínio Aorganic @ são produzidos a partir de animais criados sem antibióticos ou hormônios der crescimento. As frutas e hortaliças são cultivadas sem pesticidas convencionais, fertilizantes a base de petróleo ou fragmentos de esterco à base de fertilizantes. A terra na qual as colheitas orgânicas são cultivadas precisa estar sem pesticidas e herbicidas há mais de 3 anos antes de uma plantação ser colhida. Além disso, a bioengenharia ou a radiação ionizante não pode ser utilizada na produção do alimento. Para um produto ou fazenda utilizar a designação Aorganic @, um profissional certificado aprovado pelo governo deve inspecionar a fazenda ou produto; obter esta designação é ato voluntario.
A obesidade é uma enfermidade heterogênea, complexa e multifatorial. É o problema de má-nutrição (por excesso) característico das sociedades desenvolvidas. Encontram-se freqüentemente pacientes obesos hospitalizados, o que representa um desafio para todos os profissionais especializados em terapia nutricional.DIFERENÇA ENTRE TUMOR E CÂNCER
TUMOR: corresponde ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do numero de células, ele é chamado neoplasia: que pode ser benigna ou maligna.Câncer: é neoplasia maligna. As neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e o tumor apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. Por exemplo, o lipoma e o mioma são tumores benignos.
Tumores Benignos:
Massa em expansão com crescimento de forma lenta e organizada
Não são capazes de infiltrar, invadir ou criar metástases para locais distantes
Desenvolvem cápsula fibrosa (separa o tumor do tecido do hospedeiro) com limites nítidos, sem invadir os tecidos vizinhos. Se assemelham ao tecido original
Raramente constitui um risco de vida.
Tumores Malignos:
Crescem rapidamente de modo infiltrativo, de maneira desorganizada
Grande capacidade de invadir tecidos vizinhos produzindo metástases.
Não apresentam cápsula bem definida
Destruição do tecido circundante
São de difícil ressecção cirúrgica .
EPIDEMIOLOGIA
Segundo a OMS o câncer atinge 9 milhões de pessoas e mata cerca de 5 milhões a cada ano.
É a 2º causa de morte nos países desenvolvidos perdendo para doenças cardiovasculares.



Mamografia



Vale a pena experimentar, brócolis e´uma ótima fonte de cálcio importante para a manutenção e formação de ossos e dentes, boa fonte de vitaminas A e C tabém apresenta ácido fólico indicado para gestantes.
