domingo, 29 de junho de 2008

O que é Flato?? Como evitar???

O que é o flato? Do que ele é feito?
Flato, do latim flatus, significa sopro e é uma composição de gases altamente variável, expelida pelo ânus.
É formado por parte do ar que engolimos, que é quase só nitrogênio e dióxido de carbono, pois o organismo absorve o oxigênio, e gases resultantes das reações químicas entre ácido estomacal, fluidos intestinais e flora bacteriana.
Ou seja, dióxido de carbono, hidrogênio e metano.
O que faz os peidos federem?
O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio (gás sulfídrico) e enxofre livre na mistura.
Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais os seus peidos vão feder.
Pratos como cebola, couve-flor e ovos são notórios por produzirem peidos fedidos. Feijão, por exemplo, produz grandes quantidades de peidos não necessariamente fedidos.
Por que feijão faz as pessoas peidarem tanto?
Feijão contém açúcares que seres humanos não conseguem digerir. Quando esses açúcares chegam em nossos intestinos, as bactérias fazem a festa e produzem um monte de gás.
Por que peidos fazem barulho?Os sons são produzidos pela vibração da abertura anal.
O som depende da velocidade da expulsão do gás e de quanto estreita for a abertura dos músculos do esfíncter anal.
Porque temos gazes?
Todo mundo tem gases. Arrotar ou expelir gases pelo reto é perfeitamente normal, embora seja embaraçoso para muitas pessoas.
O que podemos fazerNa maioria do tempo os gases não têm cheiro. O odor vem do enxofre produzido por bactérias no intestino grosso. Algumas vezes os gases causam inchaço e dor, mas nem todos apresentam esse sintoma. Isso provavelmente depende de quanto gás o organismo produz e quão sensível ao gás é a pessoa.Mudar a alimentação pode ajudar a prevenir ou aliviar os gases.
Se você sente que tem muitos gases, tente essas dicas:
Evite alguns alimentos - A quantidade de gases provocados por certos alimentos varia de pessoa para pessoa. O único jeito de saber o que acontece com você é por meio de tentativa e erro. Estes são alguns dos alimentos que causam gases em muitas pessoas: feijão; vegetais como brócolis, repolho, cebola, aspargo, couve de Bruxelas e alcachofra; frutas como pêra, maçã e pêssego; grãos integrais como trigo e farelo; refrigerantes e bebidas à base de frutas; leite e derivados; alimentos dietéticos e doces; e goma de mascar sem açúcar.
Beba bastante água e líquidos sem gás - Tente evitar bebidas gasosas - água com gás, refrigerante, cerveja. Se for difícil ficar sem essas bebidas, coloque-as num copo para beber, pois isso deixa um pouco de gás de fora.
Reduza a quantidade de ar que você engole -
Aqui estão algumas dicas:
coma devagar e mastigue bastante; evite goma de mascar e chupar balas duras;
se você fuma, tente parar; se você tem dentes falsos, procure seu dentista para verificar se estão adequadamente colocados.

Mantenha um diário -
Anote os alimentos (e quantidade) que parecem causar mais problemas. Aproveite e anote quantas vezes por dia você solta gases - se ficar entre 14 e 23 vezes é considerado normal. Se passar desse número, consulte um médico e leve o diário com você pra ajudar a responder as perguntas que ele fará sobre seus hábitos alimentares.Tenha em mente que todas as pessoas têm gases, isso faz parte do processo digestivo. Arrotar ou expelir gases ajuda a manter a pressão baixa dentro do trato intestinal e previne estiramentos do estômago e intestinos. Ou seja, gases são sinais de que seu corpo está funcionando bem.
Quanto gás uma pessoa normal produz por dia?
Em média, uma pessoa produz cerca de um litro de peido por dia, distribuído em cerca de 14 peidos diários.
Pode ser difícil para você determinar o volume dos seus peidos diários, mas você pode estimar quantas vezes peida.
Pense nisso como um pequeno experimento científico: anote tudo que você come e conte o número de vezes que você peida. Você pode inclusive anotar sobre o fedor deles.
Você descobrirá uma relação entre o que você come, quanto você peida, e quanto seus peidos fedem.

. Quanto tempo leva até que o peido chegue ao nariz de alguém?
Isso depende das condições atmosféricas, umidade e velocidade do vento, além da distância entre as pessoas também. Os peidos também se dispersam e sua potência nauseante diminui com a diluição.
Condições excepcionais existem quando o peido é liberado numa área pequena e fechada, como um elevador, um quarto pequeno ou um carro, porque essas condições limitam a quantidade de diluente possível (ar) e o peido vai permanecer numa concentração perceptível por mais tempo, até que se condense nas paredes.
. É verdade que algumas pessoas nunca peidam?
Não. Se elas estiverem vivas, peidam.
Pessoas podem peidar até mesmo algumas horas depois de mortas
.
Um peido é mesmo só um arroto que saiu pelo lado errado?
Não, a frase “arroto é um peido maroto que subiu de elevador” é puro folclore.
Arroto vem do estômago e tem composição química diferente de um peido.
Peidos têm menos ar atmosférico e mais gases produzidos por bactérias.

Para onde vão os peidos quando você segura eles?
Quantas vezes você segurou um flato, pretendendo soltá-lo na primeira oportunidade apropriada e depois descobriu que ele tinha “desaparecido” quando você estava pronto?
Ele saiu lentamente sem a pessoa saber?
Foi absorvido pela corrente sangüínea?

O que aconteceu com ele?
Os médicos concordam que o peido não é nem liberado nem absorvido. Ele simplesmente volta para os intestinos e sai depois. Isso reafirma o fato de que os peidos não são realmente perdidos, e sim adiados.





Um comentário:

Anônimo disse...

Cool blog, I hadn't noticed marcela-nutricao.blogspot.com previously in my searches!
Continue the wonderful work!