As vitaminas e minerais, nutrientes encontrados principalmente em verduras, legumes e frutas, apresentam funções diversas relacionadas à infância: auxiliam no crescimento e desenvolvimento; fortalecem o sistema de defesa do corpo; participam do funcionamento do sistema cérebro, e por isso auxilia nas funções cognitivas; previne deficiências como a anemia; auxiliam no controle do apetite. As verduras e legumes são ainda as melhores fontes nutricionais de fibras, que previnem a prisão de ventre e ainda controlam a absorção de colesterol, gorduras, carboidratos, e por isso previnem a obesidade.
Durante o primeiro ano de vida, o oferecimento de verduras e legumes não deve ser feito na forma liquidificada, pois é nessa idade que se inicia o processo de percepção e adesão a esses alimentos.Deve ser em forma de papas.
Para as crianças maiores que não aceitam esses alimentos, deve ser feito um processo de incentivo até que mesma crie gosto pelo sabor dos alimentos. Uma alternativa para esses casos é oferecer preparações atrativas que tenham verduras e legumes embutidos em sua composição (por exemplo: torta de frango com legumes, macarrão com brócolis, purê de batata com beterraba, etc.).
É necessário lembrar que, o primeiro passo para se gostar de algum alimento, é oferece-lo à criança. Se houver recusa no primeiro oferecimento, deve-se insistir outras vezes, pois as novidades certamente promovem “caras-feias”, mas com o decorrer do tempo, o sabor tente ser do agrado da criança. O importante é que se tenha o consumo de pelo menos um tipo de hortaliça (folha ou legume) em todas as refeições.
Outra questão importante é que filhos são grandes imitadores dos pais, e por isso é fundamental que esses apreciem e não façam comentários negativos a respeito desses alimentos. Esse pode ser o primeiro passo para que as crianças
Durante o primeiro ano de vida, o oferecimento de verduras e legumes não deve ser feito na forma liquidificada, pois é nessa idade que se inicia o processo de percepção e adesão a esses alimentos.Deve ser em forma de papas.
Para as crianças maiores que não aceitam esses alimentos, deve ser feito um processo de incentivo até que mesma crie gosto pelo sabor dos alimentos. Uma alternativa para esses casos é oferecer preparações atrativas que tenham verduras e legumes embutidos em sua composição (por exemplo: torta de frango com legumes, macarrão com brócolis, purê de batata com beterraba, etc.).
É necessário lembrar que, o primeiro passo para se gostar de algum alimento, é oferece-lo à criança. Se houver recusa no primeiro oferecimento, deve-se insistir outras vezes, pois as novidades certamente promovem “caras-feias”, mas com o decorrer do tempo, o sabor tente ser do agrado da criança. O importante é que se tenha o consumo de pelo menos um tipo de hortaliça (folha ou legume) em todas as refeições.
Outra questão importante é que filhos são grandes imitadores dos pais, e por isso é fundamental que esses apreciem e não façam comentários negativos a respeito desses alimentos. Esse pode ser o primeiro passo para que as crianças
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