sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Avaliação com 14 marcas de panetone conclui que valor calórico do produto está acima do recomendável.


O panetone deve ser consumido com moderação e esporadicamente. Essa é a conclusão da Pro Teste – Associação de Consumidores entidade que avaliou 14 marcas do produto, em embalagens de 400 e 500 gramas. Segundo dados colhidos nos testes, em uma fatia de panetone o valor de açúcar é, em média, três vezes maior do que o recomendado para um lanche. Número que serve de alerta. Vale lembrar que o consumo excessivo de açúcar está associado ao risco de doenças como a obesidade.
A avaliação constatou, ainda, que uma pequena fatia de panetone (80 g) apresenta 271 kcal – equivalente a quase o total indicado para o lanche de um adulto, que deve ser de 300 kcal. Com base nesses dados, a Pro Teste verificou que o valor calórico do panetone está no limite recomendado para uma dieta saudável. A qualidade dos nutrientes, no entanto, deixa a desejar. Por essas razões, a entidade recomenda o consumo moderado do alimento.
Outro dado dos testes indicou presença de adoçante sem informação destacada na rotulagem. Além disso, foram detectadas, em algumas marcas, gordura trans, sacarina sódica e fibras com valor abaixo do recomendado. Apesar das ressalvas citadas, de modo geral o Pro Teste considerou que os produtos foram bem avaliados. As análises envolveram cinco parâmetros de avaliação: rotulagem, análises físico-químicas, microbiologia, macro e microscopia, além de análise sensorial.
Fonte: Associação Brasileira para o estudo da obesidade.

Nenhum comentário: