sábado, 27 de dezembro de 2008

Nova pirâmide alimentar para idosos

clique na imagem


A pirâmide alimentar para idosos acima de 70 anos de idade já vem sendo estudada há alguns anos por uma universidade norte-americana. Divulgada recentemente, a nova versão mantém alguns conceitos já conhecidos, como a variedade de alimentos e a ingestão de água adequada, mas prioriza a forma com que os alimentos podem ser consumidos para melhor atender às necessidades desta população, além de enfatizar a importância da atividade física regular.
O gráfico da pirâmide está dividido em:
* Cereais e grãos integrais, enriquecidos ou fortificados, como arroz e farinha 100% integral
* Vegetais, como cenoura e brócolis
* Frutas, como melão
* Produtos lácteos com baixa ou pouca gordura, como os iogurtes, que contém baixa dosagem de lactose
* Feijões e nozes, peixe, aves, ovos e carne magra
* Óleos vegetais líquidos e alimentos com baixa quantidade de gorduras saturadas e trans
* Ingestão de líquidos saudáveis, como água
* Atividade física regular
No topo da pirâmide, há a indicação do consumo adequado de cálcio, vitamina D e B12, que podem ser suplementados caso não seja atingida a recomendação de ingestão diária necessária

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Marcela Isabel!

Parabéns pelo Blog! Muitas informações interessantes e importantes que contribuem para o melhor entendimento da nutrição de qualidade.

Faço parte do Changemakers da Ashoka, uma comunidade global ativa que uni indivíduos e organizações de diversos setores da sociedade apaixonados pela transformação social ou que já a fazem de forma duradoura em sua comunidade.

Atualmente, estamos realizando, em parceria com a GAIN (The Global Alliance for Improved Nutrition), o Desafio Global ‘Nutrição de Qualidade: Soluções Inovadoras’ (http://www.changemakers.com/pt-br/node/55611/entries) que busca por soluções inovadoras que possam garantir uma boa alimentação a todos, bem como iniciativas que facilitem o acesso às informações e convençam a população da importância de uma boa nutrição.

Gostaria de convidá-la a participar de nossa comunidade e nos ajudar na divulgação. Seria possível nos enviar seu e-mail de contato para o envio de maiores informações?

Desde já agradeço!

Tamiris Gomes Sobral
E-mail: tamiris@ashoka.org.br
Msn: changemakers.brasil@gmail.com
Skype: changemakers.brasil / Changemakers Brasil
55 (11) 3085-9190
www.changemakers.com
www.ashoka.org.br