sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Mitos e verdades, tire suas dúvidas!



Todas as pessoas precisam ingerir no mínimo 2 litros de água necessária por dia?
Verdade. Embora a quantidade de água necessária por dia varie de acordo com o gasto energético do indivíduo, eliminação hídrica e condições ambientais, o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda a ingestão de pelo menos 2 litros (6-8 copos) de água por dia. Mas dê preferência para consumir água nos intervalos entre as refeições, e não durante elas. Crianças e idosos devem ser estimulados ativamente a ingerir água ao longo do dia, mesmo que não tenham vontade.

A melhor hora do dia para comer doces é pela manhã?


Verdade. Porque você terá o resto do dia para queimar estas calorias provenientes do doce. Com o passar do dia, o gasto energético do organismo vai se reduzindo. Mas nunca deixe de incluir no desjejum leite ou iogurte, pão, queijos e frutas.

Quem faz transplante de rim não pode comer carambola?


Mito. Quem faz transplante e tem o rim funcionando normalmente pode comer carambola. Quem não pode comer carambola são aqueles que tem o rim funcionando de maneira inadequada, ou seja, pacientes com insuficiência renal. A carambola contém uma substância que o rim não consegue excretar eficientemente e que, se mantida no organismo, pode ser tóxica.

Comer banana previne câimbras?
Verdade. A banana é um alimento rico em carboidratos, que fornece energia ao organismo; rico em potássio, um mineral fundamental para o bom funcionamento dos músculos; e em vitamina B6, importantíssima para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro. Durante a prática de atividade física ocorrem perdas de sódio, cloreto e potássio pela transpiração. O potássio auxilia na contração muscular e sua carência pode provocar o surgimento de cãibras, assim como a falta de outros minerais, de hidratação correta ou de carboidratos, que também podem causar este sintoma. A banana é um ótimo alimento para praticantes de atividade física também por ser de fácil digestão.

Soja é recomendada para aliviar sintomas da menopausa?

Verdade. As isoflavonas, também chamadas isoflavonóides e que estão presentes na soja, são compostos químicos fenólicos amplamente distribuídos no reino vegetal, pertencentes à classe dos fitoestrógenos, que são estrutural e funcionalmente similares ao estradiol (hormônio feminino). As concentrações de isoflavonas são relativamente maiores nas leguminosas e, em particular, na soja. Evidências científicas permitem reconhecer como viável seu uso para o alívio das ondas de calor associadas à menopausa ("fogachos") e como auxiliar na redução dos níveis de colesterol, desde que prescrita por profissional habilitado, tendo em vista a quantidade e o período de utilização, bem como restrições a grupos populacionais específicos. Há também alegações dos benefícios das isoflavonas relacionados ao câncer, osteoporose, reposição hormonal e redução do risco de doenças cardiovasculares, mas estes ainda não têm comprovação científica suficiente.
Ingestão de frutas pode ser substituída por sucos naturais?

Mito. As frutas são ótimas fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos. Para uma alimentação equilibrada e saudável, as frutas não podem deixar de fazer parte do cardápio. Saborosas, nutritivas e de fácil digestão, contribuem para o bom funcionamento do intestino, fortalecem o sistema imunológico, protegem o corpo contra doenças e ajudam na redução dos níveis de colesterol e açúcar do sangue. Frutas e sucos são boas fontes de nutrientes para o organismo. Mas ao comer a fruta, as fibras e as vitaminas voláteis, como a vitamina C, estão preservadas. Enquanto que, ao beber o suco, ainda que o consumo seja imediatamente após sua produção, há risco de oxidação e perda dos nutrientes. Além do que, para se preparar boa parte dos sucos, acrescenta-se água ao preparo, reduzindo a quantidade de fruta.

Vinho tinto faz bem ao coração, vinho branco não?
Verdade. A diferença entre o vinho tinto e o vinho branco é que o tinto é preparado com a casca da uva, o branco não. Os compostos fenólicos são substâncias antioxidantes presentes na casca, por essa razão somente os vinhos tintos são ricos nesses compostos e, conseqüentemente, fazem bem ao coração. Os antioxidantes presentes na uva têm o papel de melhorar a função endotelial, induzir a vasodilatação das artérias e inibir a oxidação do colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade). Vinhos tintos e brancos também diferem pelo conteúdo de antocianinas, moléculas responsáveis pela pigmentação e, portanto ausentes em uvas brancas. Há evidências de que os fenólicos encontrados em uvas e vinhos tintos podem inibir a oxidação in vitro da LDL, assim como é possível seu uso na prevenção de aterosclerose. É importante salientar que, apesar do vinho tinto ser recomendado para prevenção de doenças cardiovasculares, seu consumo deve ser moderado e feito sob a supervisão e orientação de nutricionista ou médico.

Um comentário:

PATRICIA disse...

TIREI UM RIM E O BAÇO O Q POSSO COMER E BEBER E É VERDADE Q Ñ POSSO PEGAR PESO?