sexta-feira, 11 de maio de 2012

O que são alimentos biofortificados?




A biofortificação de alimentos é um processo que, por meio de cruzamento de plantas da mesma espécie, gera espécies com teores maiores de determinados micronutrientes. Esse processo também é conhecido como melhoramento genético convencional que, com o uso de tecnologia agrícola, são selecionadas e cruzadas plantas da mesma espécie até que variedades com maiores teores de determinados micronutrientes sejam obtidos. Os micronutrientes mais obtidos são zinco, ferro e betacaroteno.

Para este processo, ocorre inicialmente a identificação dos alimentos que tenham maior teor de micronutrientes para posterior produção de sementes de novos cultivos melhorados e que, assim, possam apresentar a característica escolhida de forma mais marcante.

O aumento da produtividade agrícola atual teve como consequência a diminuição das reservas de micronutrientes do solo. Com isso, pesquisas com biofortificação com zinco, ferro e outros micronutrientes ganharam visibilidade internacional a fim de proporcionar o consumo de alimentos com melhor qualidade nutricional.

No Brasil, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) coordena o projeto BioFORT, responsável pela biofortificação de alimentos no país. Este projeto tem o objetivo de diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar através do aumento dos teores de ferro, zinco e betacaroteno (pró vitamina A) na dieta da população mais carente.

Com esse projeto, pesquisadores no Brasil e no exterior investem em pesquisas para obtenção de alimentos básicos mais nutritivos, como arroz, feijão, batata-doce, mandioca, milho, feijão-caupi, abóbora e trigo. Além disso, ocorrem parcerias com instituições públicas e privadas para que esses alimentos cheguem às comunidades rurais mais carentes.

Os alimentos como a mandioca, batata doce e abóbora são melhorados para obtenção de maiores teores de carotenoides; o milho com maiores teores de lisina, triptofano e betacaroteno; arroz, feijão, trigo e feijão-caupi com teores mais elevados de ferro e zinco.

O BioFort também busca desenvolver produtos agroindustriais a partir de matérias-primas biofortificadas, como formulações de farinhas de batata-doce na composição de pães, biscoitos, massas, snacks e sopas instantâneas. O projeto também pesquisa o desenvolvimento de novas embalagens capazes de conservar os micronutrientes por mais tempo.

 Fonte: Nutritotal


 





Nenhum comentário: