sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Corantes podem causar Hiperatividade em crianças


Você certamente já ouviu falar que crianças quando comem doces ficam elétricas, não é mesmo?

E, por acaso, já parou para pensar que essa hiperatividade pode ser culpa de algum ingrediente além do açúcar?

Foi pensando nisso que uma pesquisa realizada pela Universidade de Southampton, na Inglaterra, concluiu que corantes e conservantes encontrados em alimentos infantis e refrigerantes podem ser relacionados à hiperatividade e aos distúrbios de concentração em crianças.

O estudo encomendado pela Food Standards Agency Vigilância Sanitária da Grã-Bretanha e publicado na revista científica Lancet, oferecia três tipos diferentes de bebidas a um grupo de 300 crianças de três , oito e nove anos de idade.

Uma bebida continha uma forte mistura de corantes e conservantes, outra tinha uma quantidade média de aditivos que as crianças ingerem por dia, e a última era um placebo, sem nenhum aditivo.

Os níveis de hiperatividade foram medidos antes e depois de as crianças beberem um dos líquidos aleatoriamente. E pasmem: o grupo que ingeriu a mistura A com alto nível de aditivos, teve “efeitos adversos significativos” em comparação ao que bebeu placebo.

Segundo Jim Stevenson, pesquisador responsável pelo estudo, algumas misturas de corantes artificiais e benzoato de sódio, um conservante usado em sorvetes e doces estavam ligadas a um aumento de hiperatividade. Mas ele alerta: os pais não devem achar que é possível prevenir problemas de hiperatividade apenas retirando esses aditivos da comida, afinal, sabe-se que há muitos outros fatores nessa questão, mas pelo menos este ( a ingestão de aditivos) é um que a criança pode evitar.

Fique de olho! Se reparar que seu anjinho está mais ativo do que o normal depois de ingerir alimentos com corantes, procure um pediatra investigue.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: