sábado, 5 de novembro de 2011

Conheça os diferentes tipos de sal

Saiba mais sobre as variedades de um dos alimentos mais consumidos no mundo todo


Ao longo de toda nossa história, o sal é um alimento que tem um papel muito importante em diversas civilizações – tanto que chegou a ser usado como moeda em relações de compra e venda e no pagamento de salários. Por esse motivo, o alimento foi considerado por muito tempo como um artigo de luxo.

Com o passar do tempo, o sal foi incorporado na alimentação diária e todos puderam aproveitar os benefícios do alimento. Certamente, você é uma das milhares de pessoas que ingere sal diariamente. Mas você conhece todos os tipos de sal?

Então confira as características de cada variedade de sal e saiba como enriquecer ainda mais a sua alimentação.

Os tipos mais comuns

Os sais mais comuns na natureza são o marinho e o de rocha, também conhecido como sal-gema. A diferença entre eles é que o sal marinho é extraído através de um processo de evaporação da água do mar e o sal de rocha é retirado diretamente de minas subterrâneas formadas por lagos e mares que se extinguiram.


Os grãos de sal em estado puro são compostos de cloreto de sódio, uma substância abundante na natureza. Depois de serem retiradas das salinas, algumas variedades do alimento recebem a adição de substâncias ou temperos para o uso culinário.

As variedades de sal

Sal refinado


Também chamado de sal de mesa ou sal de cozinha, essa é a variedade mais usada no preparo de alimentos. É um sal pobre de nutrientes, pois o grão passa por um processo de refinamento que acaba retirando essas substâncias. No Brasil, existem leis que regulamentam a adição de iodo no sal refinado para prevenir o bócio.

Sal marinho

O sal marinho, diferentemente do sal refinado, não passa pelo refinamento, portanto se trata de um sal integral. Por esse motivo, ele conserva muitos minerais presentes naturalmente no grão, como o cálcio, o flúor, o enxofre, o magnésio e o iodo natural.


Sal grosso
O sal grosso é a exatamente a forma que o alimento sai da salina, sem passar pelo processo de moagem que é feito com o sal marinho. Seu uso é bastante comum em churrasco e assados em geral.

Sal light

Esse tipo é o mais indicado para pessoas que sofrem de hipertensão, insuficiência cardíaca e retenção de líquidos, pois contém apenas 50% de cloreto de sódio e 50% de potássio. Seu sabor é mais fraco do que o dos outros tipos, precisando de uma quantidade um pouco maior para salgar os alimentos.

Sal de Guérande

É considerado o melhor sal do mundo. Feito artesanalmente, o produto recebe esse nome porque é extraído na França, em uma cidade chamada Guérande. O processo de extração e preparação desse sal faz com que ele seja um dos tipos mais caros.

Sal defumado

Além de salgar os alimentos, a versão defumada dá sabor, se assemelhando bastante a um tempero. O toque especial desse sal é difundido na culinária oriental.

Gersal

Famoso na culinária macrobiótica, o gersal é a mistura de sal refinado com sementes de gergelim tostadas e amassadas

Fonte: Toda Ela

Um comentário:

Colageno disse...

Você poderia me ajudar a divulgar o produto que minha empresa está lançando? É o Beleza Líquida, uma garrafinha com 8 gramas de colágeno, site: http://qualinova.com.br