sábado, 15 de agosto de 2009

ARTE DO LIXO!!!!!

E-mail do amigo Fred Benning do Blog :http://musicaquemudouomundo.blogspot.com/ é simplesmente incrivel!!! VALE A PENA CONFERIR....
Os americanos consomem mais do que qualquer outro no planeta. E aqui está a intolerável beleza dos seus restos. Beleza?
Sim, quando o responsável para mostrar o lixo é Chris Jordan, segundo ele ” Explorando ao redor do país…achei provas de um movimento apocalíptico em andamento”. A imensa escala do consumo pode parecer desoladora, macabra, cômica e irónica, porém, ao mesmo tempo bonita, se vista como arte. O consumismo detém um sedutor tipo de mentalidade. Coletivamente, o homem está cometendo um grande e insustentável ato de destruir ou acumular destruição, mas cada um é anônimo e ninguém é responsável pelas consequências. Jordan diz “Receio que, neste processo, estamos fazendo um prejuízo irreparável para o nosso planeta e para os nossos espíritos individuais” e “Assim, a minha esperança é que estas fotografias possam servir como portais para uma espécie de auto-inquérito cultural”. As imagens nos deixam desconfortáveis. De longe é arte, de perto, lixo. A sociedade americana é usada aqui apenas para chamar a atenção sobre o que acontece em todo o mundo. Chris Jordan tem antecedentes diferentes de outros fotógrafos. Trabalhou como advogado corporativo por 10 anos e fotografia era um hobby dos fins de semana, contudo, o gosto pela fotografia sempre falou mais alto e ele decidiu deixar a profissão forense para trás, melhor para nós. Ele resume assim “Eu estava infeliz nessa carreira, e me senti perdido espiritualmente e estava com medo de fazer uma mudança. Fiquei inquieto durante dez anos, trabalhando longas horas como advogado. Eu via outros que exercem as suas paixões – músicos, escritores, artistas, poetas, ativistas e pensadores de todo o tipo, produzindo surpreendentes e inspiradores trabalhos e vivendo um tipo diferente de vida. Mas eu não poderia ter isto da minha. Foi um momento triste e assustador para mim. Então, quando eu alcancei quarenta anos, me tornei consciente de um medo, o que me motivou finalmente a assumir o risco: Era o medo de não viver a minha vida, de ser uma pessoa velha, carregando-se com pesar. só aí deixei a profissão jurídica para prosseguir com o meu trabalho fotográfico, mesmo que significasse viver uma vida mais humilde materialmente”. Cada imagem retrata uma determinada quantidade de uma coisa: quinze milhões de folhas de papel de escritório (cinco minutos de utilização de papel ); 10 6000 latas de alumínio (trinta segundos de consumo ), e assim por diante. Visualmente Crhis examina com medidas o vasto e bizarro consumo da nossa sociedade, em grandes, intricadaS e detalhadas impressões fotográficas montadas a partir de dezenas de milhares de imagens menores. IMPERDÍVEL!
PARA VER MAIS ACESSE: http://www.chrisjordan.com/

60.0000 sacolas plásticas.....são usadas a cada CINCO SEGUNDO, nos EUA.




O que é isso????
















Isso não é uma pintura..
Quando aproximamos vemos que...


















São latas.
Aliás, são 106 mil latas de alumínio,
que são jogadas no lixo a cada 30 segundos!













Barbie Dolls, Representa 32 mil Barbies, igual ao número de cirurgias feitas em mama nos E.U.A. em 2006.







































Skull With Cigarette, 2007 [com base em uma pintura de Van Gogh] 98X72" 98X72 " Representa 200.000 maços de cigarros, igual ao número de americanos que morrem de cigarro cada seis meses.





























































Representa 320.000 lâmpadas, igual ao número de quilowatts-hora de eletricidade desperdiçada nos Estados Unidos a cada minuto de utilização ineficiente eletricidade residencial (ineficiente fiação, computadores no modo de suspensão, etc.)