sexta-feira, 27 de março de 2009

ALIMENTOS NÃO RECOMENDADOS NOS PRIMEIROS 12 MESES

Os bebês devem comer alimentos com açúcar?

O açúcar, assim como o sal, deve ser utilizado com muita moderação no 1º ano de vida da criança. O açúcar existente de forma natural em alimentos como o leite materno, frutas, batatas, entre outros, é suficiente para as necessidades do organismo do bebê. Sociedades nacionais e internacionais como o ESPGHAN (Sociedade Européia de Pediatria e Gastroenterologia) e a Comunidade Européia contra-indicam o consumo exagerado da sacarose, uma vez que isso aumenta as chances do surgimento de cáries e o desenvolvimento do hábito de consumir alimentos doces, predispondo à obesidade e ao diabetes.

Alimentos não recomendados nos primeiros 12 meses:

Farinha de trigo
Contém glúten e a criança pode apresentar intolerância à substância.
Ovo
O ovo inteiro pode ser introduzido, sempre cozido, após o sexto mês. A exceção está em crianças com alergia alimentar e quadros alérgicos intensos, que devem evitar a clara (rica em proteína).
Mel
Com exceção do industrializado, o mel selvagem deve ser evitado antes do primeiro ano de vida, pois pode oferecer risco de contaminação, com o Clostridium botulinum, microorganismo causador do botulismo.
Pescados e frutos do mar
Indicado somente após o primeiro ano, pois são muito alergênicos.
Carne de porco
Deve ser evitada devido ao alto teor de gordura saturada, além de causar possíveis alergias.
Sucos prontos (industrializados)
São recomendáveis depois de 2 anos, e mesmo assim, eventualmente. Os sucos naturais contêm mais vitaminas e muito menos açúcar.
Embutidos e frios
Como possuem muita gordura, sal e conservantes, devem ser evitados até os 2 anos.
Alimentos industrializados
Em geral, estes produtos têm em suas fórmulas corantes e conservantes, por isso não devem ser consumidos por crianças antes de um ano de vida. Além disso, contém um alto teor de gordura hidrogenada, o que pode provocar obesidade e uma alteração nas taxas de colesterol e triglicérides.
Refrigerantes
Esse tipo de produto tem elevada proporção de açúcar, corantes e outras substâncias sem nenhum valor nutritivo. Além disso, atrapalham a absorção de cálcio. Daí o motivo para serem evitados.
Enlatados
Contêm sal em excesso, aditivos e conservantes artificiais que podem irritar a mucosa gástrica da criança, comprometendo a digestão e a absorção dos nutrientes, além do baixo valor nutritivo.
Doces
Os açúcares e doces tiram a fome e ainda prejudicam o valor calórico das refeições. Neste caso, o ideal é que eles sejam consumidos no fim do primeiro ano e em quantidades bem pequenas. Deve-se dar preferência às frutas da estação.

Fonte: Dr. Ary Lopes Cardoso, chefe da unidade de Nutrologia do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP)

Um comentário:

Ana Carolina Bragança disse...

Oi querida, sou nutricionista de Porto Alegre! adorei seu blog! estou montando o meu!! beijos