segunda-feira, 2 de março de 2009

INFUSOS

O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nutricional e farmacêutico). Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. Durante a torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos compostos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoácidos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

Hipertrigliceridemia ( triglicerídeo plasmático superior a 150 mg )

Café: usar só café filtrado para impedir a passagem de cafestol e kaweol (substâncias gordurosas) presentes nos grãos que aumentam o colesterol e triglicerídeos séricos.( estas substâncias ficam retidas no filtro)

Quando requentamos o café sentimos um gosto "amargo" ou seja os taninos substâncias presentes se liberam alterando o sabor do café. Éxesso de calor perda de cafeol( um dos responsaveis pelo aroma do café) e extrai o tanino .
Visite o Marcador História da Nutrição e conheça a História do café, neste Blog.

Fontes: SITE ABIC para saber mais clique aqui:http://www.abic.com.br/sabor_cafe.html#diabetes
Fatores Dietéticos e Lipidios Séricos
Infusos e Bebidas


Nenhum comentário: