segunda-feira, 15 de junho de 2009

OMS eleva o alerta de pandemia da influenza A (H1N1) ao nível máximo


Na última quinta-feira, dia 11, a Dra. Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou o nível 6 de pandemia da gripe suína – o nível máximo . “O mundo está agora no início da pandemia da influenza A H1N1. Até agora, temos motivos para acreditar que esta pandemia será de gravidade moderada. Com nossa experiência, podemos dizer que esta gravidade pode variar, dependendo de vários fatores, como de um país para outro.” Margaret afirmou também que o número de mortes, 145, é considerado pequeno, e que não é esperado um repentino salto do número de casos severos e fatais da infecção. Até agora, 74 países reportaram oficialmente 29.669 casos da influenza A (H1N1). No Brasil, já foram confirmados, ao todo, 64 casos. Segundo a diretora da OMS, foi percebido que a maioria dos casos tem ocorrido em pessoas com idade inferior aos 25 anos

Perguntas frequentes:

O que é uma pandemia?

Pandemia é quando uma infecção causada por um novo vírus se espalha por vários países. Foi o caso da AIDS, causada pelo vírus da HIV.A gripe comum, que sempre afeta as pessoas em determinadas épocas do ano, se espalha pelo mundo e causa de 250.000 a 500.000 mortes cada ano. Mas ela não é considerada uma pandemia, pois a maioria das pessoas já possui os anticorpos necessários para combatê-la, diferente da Influenza A (H1N1), um tipo novo de gripe que carrega genes de porcos e aves, a qual ninguém está imune.

O que o alerta de pandemia significa? A gripe influenza A (H1N1) está mais perigosa agora?

Não, não está mais perigosa. A declaração da pandemia é só o reconhecimento oficial da Organização Mundial da Saúde de que a gripe está se espalhando globalmente, e serve também para alertar os países que ainda não estiverem tomando as medidas necessárias para evitar a gripe, para fazerem-no agora.

Quando a pandemia vai acabar?

A maioria das pandemias acaba quando há um número suficiente de pessoas que se tornaram imunes à doença, seja por terem sobrevivido à infecção, seja por terem sido imunizadas pela vacina.A vacina contra a influenza A (H1N1) já está sendo produzida. Segundo a Folha Online, a empresa farmacêutica suíça Novartis informou nesta sexta-feira ter produzido com sucesso o primeiro lote da vacina. Este lote será avaliado e testado a partir de julho. A OMS informou que as vacinas para a gripe suína estarão prontas para venda em setembro, após serem aprovadas.

Fontes: OMS e WebMD

Um comentário:

O Profeta disse...

Não há longe, teu mundo a ilha
Tens andar gingão mesmo á maneira
O verde é manto que te afaga os pés
O mar é o teu azul por cabeceira

Passos ao encontro
Alma cheia de cor e ilusão
Braços abertos à aventura
O mundo na palma da mão


Boa semana


Mágico beijo