As causas mais comuns da constipação são hábitos deficientes de eliminação das fezes (inibição da necessidade de evacuar, gerando o perigo de desaparecimento do reflexo), hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, tensão emocional, uso de medicamentos e perda do tônus da musculatura intestinal. Há outras causas, como: lesões no sistema nervoso, tumores e doenças infecciosas.
Só os alimentos conseguem regular o intestino ou é necessário o uso de remédios como laxantes?
Na maioria das vezes a mudança de hábitos alimentares resolve o problema. O uso de medicamentos deve ser esporádico e em determinadas situações específicas: constipação de origem emocional, como, por exemplo, em viagens.
Quais alimentos podem ajudar a regular o intestino preso? Por quê?
As fibras e a água são os alimentos mais importantes para regular o intestino. As fibras ajudam a reter água nas fezes, aumentando o volume e o peso delas, o que favorece o peristaltismo intestinal e, consequentemente, o aumento do número de evacuações.
Qual a frequência em que se deve ingerir os alimentos para conseguir regular o intestino?
Atualmente, recomenda-se, para adultos sadios, o consumo de 20 a 35g de fibras/dia.Para atingir as recomendações, é necessário fazer ingestão de frutas, cereais integrais, verduras, legumes e leguminosas (feijão, ervilha, soja, lentilha) nas principais refeições.E a ingestão de pelo menos 8 copos de água/dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário