domingo, 19 de novembro de 2017

 

Castanhas

São frutas que contém alto valor protéico e calórico, além de alta dosagem de selênio. Ricas em gorduras mono e poli-insaturadas, contribuem para redução dos níveis do LDL colesterol e para aumento do HDL colesterol.
A gordura presente em vegetais oleaginosos é reconhecidamente benéfica, mas alimento são altamente calóricos. O mesmo se observa em frutos como nozes, pistache, amêndoas e outras oleaginosas. O consumo, porém, só trás benefícios se for moderado. Poucas unidades por dia são suficientes. A castanha do Pará é uma fruta que contém alto teor de selênio, mineral que atua na prevenção do envelhecimento precoce. A ingestão de apenas uma unidade é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio. Consumida em excesso, ela pode, porém se tornar tóxica, provocar um efeito contrário no organismo e aumentar a produção de radicais livres. Por isso, é importante que o consumo diário se restrinja a uma unidade.
Valor nutricional da castanha do Pará sem sal em 100 gramas: 656 calorias, 2.960 mg de selênio, 4.60 mg de zinco, 600 mg de potássio, e 600 mg de fósforo.
Fonte: Revistas alimentos que reduzem o colesterol. 2014. 


Tabela de Composição de Alimentos Suporte para Decisão Nutricional 4° edição revisada e atualizada.

Nenhum comentário: