segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Radicais livres, alimentação e a dieta DETOX





Você já ouviu falar de radicais livres?! Entenda o que são, porque se fala tanto neles e como a alimentação pode prevenir a formação dos radicais livres.

              Os radicais livres são formados a partir do metabolismo das células do nosso corpo. São formados normalmente pelo nosso organismo, mas em quantidades maiores torna-se um problema para a manutenção de funções normais, causando doenças importantes.

  E são muitas as doenças relacionadas com a grande formação de radicais livres e, entre elas, podemos citar, o envelhecimento precoce, alguns cânceres, a artrite e as cardiopatias. Por outro lado, existem os compostos antioxidantes que combatem a formação dos radicais livres pelo nosso corpo. Estes compostos são os agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células.
  E os alimentos ganham força nisso porque são eles que trazem potentes compostos antioxidantes como as vitaminas.
  Para diminuir a formação destes radicais livres e aumentar a quantidade de antioxidantes, é fácil. O segredo é consumir, todos os dias, alguns alimentos com estas vitaminas para combater a formação e diminuir alguns fatores que levam a maior produção de radicais livres. 


É como uma balança... aumentar os fatores bons e diminuir os fatores ruins. Então, vamos as dicas para fazer com que a sua alimentação seja a favor do combate dos radicais livres.

              Fatores que levam a maior geração de radicais livres e que devem ser evitados:

- Álcool em excesso
- Cigarro
- Alguns medicamentos
- Alimentos industrializados



Em dietas desequilibradas, pobres em alimentos naturais e ricas em alimentos industrializados, agrotóxicos e aditivos alimentares tendem a reduzir a capacidade detoxificante  do organismo.

              Como medida de prevenção das consequências do acúmulo de xenobióticos, é fundamental que seja feita uma dieta de detoxificação periodicamente, além da inclusão de alimentos detoxificantes na alimentação diária.

  Os alimentos que possuem maior potencial de detoxificação são aqueles ricos em vitaminas, minerais e fibras, preferencialmente orgânicos, ou seja, aqueles sem aditivos químicos e agrotóxicos.
  Saída para esse problema está ao alcance de todos e é simples.



Basta usar alimentos corretos que têm o potencial de nutrir e ao mesmo tempo desintoxicar. Pois é exatamente essa a proposta da dieta de Detoxificação ou simplesmente Detox. Seguir um regime rico em vitaminas, minerais, fibras e água facilita a eliminação de tais toxinas e produz uma revitalização de todos os órgãos, incluindo o fígado e os rins. A mudança para uma alimentação sadia também ajuda na diminuição do peso, já que promove a dispensa de líquidos retidos, a diminuição da inflamação e do acúmulo de gordura.

 Algumas dicas:


Chá Destoxificante (tomar durante os 15 dias):

Ingredientes:
Folha seca de Chá verde ou branco ou Carqueja

Folha seca de Dente de leão

Folha seca de Salsaparrilha





Modo de preparar:
              Misture quantidades iguais das 3 ervas. Ferva 1 xícara de água. Coloque a água fervida a sobre 2 colheres de chá da mistura em uma xícara e aguarde 5 minutos; em seguida coe e tome 3 xícaras durante o dia, não sendo próximo do almoço ou do jantar e tomar a última xícara até às 17:00h. Ideal é não adoçar ou pode colocar um pouco de canela para mascarar o gosto. Pode preparar 600ml de uma só vez c/ 6 colheres de chá da mistura das ervas, mas terá que tomar frio durante o dia, pois não pode re-aquecer o chá.

Vitamina 1: 

Ingredientes:

       Leite de arroz (200mL)
      1 maçã sem semente
      1/3 pepino
       ¼ cenoura
      1 pedaço pequeno de mamão formosa(30g)
      1 banana prata
      1 folha de couve
      2 ramos de agrião
      1 colher de sopa de semente de linhaça dourada

1 colher de sopa da biomassa da banana verde

Bata tudo no liquidificador e coe (de preferência em pano limpo ou coador de voal)
Tome pela manhã

 1) Suco verde com abacaxi
uma maçã pequena, uma folha de couve, duas rodelas de abacaxi, raminhos de hortelã, 250ml de água. Bater tudo no liquidificador e acrescentar gelo.

2) Suco de couve e cenoura
uma maçã pequena, uma cenoura média, uma folha de chicória, uma folha de couve e 250ml de água. Liquidificar e acrescentar gelo.

3) Suco de melancia e hortelã
Duas fatias médias de melancia, ramos de hortelã, uma pitada de gengibre em pó e 250ml de água. Liquidificar.

4) Suco de morango e hortelã
5 unidades de morango, ramos de hortelã, uma pitada de gengibre em pó, 250ml de água e uma colher de sobremesa de linhaça. Liquidificar.

 Para maiores informações, consulte o profissional nutricionista!


Nenhum comentário: