domingo, 25 de dezembro de 2011

As comidas e a História

Você sabia que por trás de alimentos que comemos nos dias de hoje, como a maionese, o croissant ou até mesmo o sanduíche, há ligações com eventos ou personagens de nossa história? É isso mesmo - esses alimentos nasceram há muitos anos e espalharam-se pelo mundo, chegando até as nossas mesas, e é a relação desses alimentos com a História que vamos conhecer um pouco mais agora.

Primeiro, vamos falar da maionese, molho muito utilizado em nossos lanches. As pessoas podem não saber, mas esse simples molho foi criado em comemoração a uma vitória dos franceses sobre os ingleses na Guerra dos Sete Anos. Em 1756, depois da vitória das tropas do Duque de Richelieu sobre os ingleses, o cozinheiro da corte queria fazer um banquete comemorativo, mas não havia ingredientes suficientes para isso, pois estavam em uma pequena ilha espanhola do Mediterrâneo, em uma cidade chamada Mahón, na qual existiam ovos e azeite em abundância. Foi aí que ele teve a ideia de bater os dois ingredientes, e, assim, nasceu um molho que foi batizado de mahonaise, em homenagem à cidade em que foi criado. De lá, o molho foi para a França, teve sua grafia alterada para mayonnaise e ganhou o mundo.

Já o croissant também tem uma história interessante, pois, segundo o que se conta, também nasceu em um contexto de guerra. No século XVII, o Império Turco Otomano estava tentando aumentar suas possessões sobre a Europa e tentaram invadir a cidade de Viena, capital da Áustria. No entanto, vendo a impossibilidade de se trespassar as muralhas da cidade, os turcos decidiram cavar túneis, para, assim, passar por baixo das muralhas e invadir a cidade. Eles faziam isso à noite, quando todos estavam dormindo, para não serem descobertos. Mas, havia um grupo de padeiros que passava toda a noite trabalhando, e, quando ouviram os barulhos dos túneis turcos, soaram o alarme e o plano turco falhou - isso foi no ano de 1683. Esses padeiros viraram heróis na cidade e foi decido criar um pão em homenagem ao episódio - foi assim que nasceu o croissant, que significa “crescente”, em francês, em referência à lua crescente, símbolo dos mulçumanos, e faz uma alusão à meia-lua presente na bandeira turca.

John Montagu, o Conde de Sandwich, inspirador da criação do nosso sanduíche

Já o sanduíche nasceu de um episódio muito menos dramático, pois não foi em meio a guerras, mas sim, em um jogo de cartas entre amigos. Havia, na Inglaterra do século XVIII, um nobre viciado em jogos de cartas chamado John Montagu, que tinha o título de Conde de Sandwich. Ele gostava tanto dos jogos de cartas, que não queria parar nem para comer. Foi assim que pediu para que um de seus criados preparasse algo que pudesse ser comido enquanto ele jogava cartas. O criado teve a ideia de colocar fatias de presunto em meio a duas fatias de pão e levou para seu amo comer. O conde adorou a nova receita, que logo começou a ser chamada de sandwich - depois aportuguesado para "sanduíche" - que, com mais pessoas querendo comer enquanto fazia suas atividades, ganha cada vez mais espaço no mundo.

Ou seja, cada alimento possui sua história, e aqui demos apenas uma pequena amostra dessa intensa relação entre História e alimentação. Caso você tenha gostado do assunto, pesquise mais sobre a história dos alimentos - há histórias muito interessantes, prontas para serem descobertas, que, muitas vezes, estão presentes em nossas mesas e nem percebemos.

Fonte: Clikideia

Um comentário:

Mara faturi disse...

Oi moça,
muito interessante seu blogue; fiz 2 semestres de nutrição no Imec/Ipa séculos atrás,rsrs,mas acabei me formando em Comunicação; Te enviei solicitação de amizade no site do "L"...
*Deixo convite para que visite meu blogue e que aceite e me add;))
Bjo!
*VOU ESTAR SEMPRE VISITANDO ESTE TEU RECANTO DE DELÍCIAS E INFORMAÇÃO ( COISAS SOBRE A BOA ALIMENTAÇÃO ME ATRAEM MUITO)