sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Alimentação requer mais cuidados durante o verão

Com o verão, as pessoas buscam pela boa forma e melhora do condicionamento físico e isso, às vezes resulta na alteração dos hábitos alimentares. O clima também é um dos fatores para termos uma alimentação inadequada, já que a temperatura elevada pode mudar o apetite das pessoas que passam a se alimentar em quantidade menor e de forma errada. Mudança essa que não é acompanhada por um nutricionista. Entretanto, não podemos deixar de lado alguns cuidados essenciais para nos sentirmos melhor e até mesmo para não ter qualquer problema com intoxicação alimentar que é muito frequente nesta época do ano.

Segundo Fátima Domingues, supervisora do setor de gastronomia e nutrição do Hospital São Cristóvão, a intoxicação alimentar é uma infecção causada quando consumimos alimentos contaminados, seja por bactérias, por uma toxina, vírus ou parasitas. “É muito comum também ser transmitido por alimentos que contém agrotóxicos, pesticidas ou medicamentos”. Ela ressalta ainda que crianças, idosos e gestantes são mais frágeis e podem contrair a doença com mais facilidade devido a sua imunidade estar mais delicada. Portanto, a atenção deve ser redobrada.

Os sintomas mais comuns são náuseas, dor abdominal, vômito, diarréia e febre. Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve repousar, ingerir bastante líquido, verificar a temperatura corporal e observar o aspecto das fezes. “Aqueles que apresentarem qualquer um desses sintomas devem procurar uma unidade de saúde imediatamente”, recomenda Fátima.

A nutricionista orienta ainda que é muito importante prestar atenção ao escolher um local de venda de alimentos, principalmente quando se está na praia. A melhor opção são estabelecimentos fixos ao invés de ambulantes. É imprescindível observar a higiene dos manipuladores dos alimentos, se eles estão com as roupas limpas, cabelo preso e unha curta (de preferência sem esmalte). Procure sempre um comércio que tenha pia para higiene das mãos de seus consumidores. A especialista acrescenta ainda que a população deve dar preferência para ingerir alimentos com a menor manipulação possível e uma das opções são os produtos industrializados.

Alguns cuidados especiais devem ser tomados ao ingerir frituras, pois é muito importante observar a condição do óleo que deve ser claro e não apresentar espuma. Os lanches naturais também são alvos de intoxicação alimentar, sendo que em muitos deles contém maionese e este tipo de alimento é muito sensível ao calor. Já a lata de refrigerante deve ser limpa, principalmente a superfície, antes de ser aberta e consumida.

Com o aumento da temperatura, nosso organismo também perde mais água e sais minerais através do suor, o que torna mais importante o cuidado com a hidratação. A ingestão de líquidos deve ser frequente durante todo o dia, principalmente para as crianças e idosos. “Quando sentimos muita sede, é porque já estamos precisando de água. Para nos hidratarmos bem, as melhores opções são água, os sucos naturais de frutas, chás e água de coco. O recomendável é ingerir de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia”, comenta Fátima.

Site de origem: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=144382


10 comentários:

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
Alimentos,nutricion informacion

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

José
Ramón...

coisasdemulher disse...

adorei suas dicas eu estou seguindo seu blog...
se vc puder vc passa no meu e me segue tbm amoor ?

http://mulheressedutoras.blogspot.com/

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Está sumida colega!
Espero que volte logo!

Abraços!

Basilio disse...

Legal. Muitos comem fora de casa e reclama da limpeza do local. Mas a coisa mais comum de ver é a pessoa sentar-se sem ir antes ao banheiro lavar as mãos.

Ou seja, muitas vezes a responsabilidade pela infecção é do próprio cliente.

Alexandre Dias mais disse...

Acredito ser um absurdo essa senhora Fatima falar sobre qualquer assunto, quem faz todas as pesquisas são as nutricinistas e o assistente.
Ela não sabe se quer a diferença entre mar e oceano, basta ver o que ela escreve nas suas fotos para aparecer, é digna de dó.
O fim dessa senhora está próximo, pela INTERNET.
Mar atlantico...só nessa nordestina.

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Olha alexandre é lamentável ainda existir pessoas como você que vem banalizar, trabalhos serios e dignos.
Se informe antes de falar, tudo que foi publicado é seguro a fonte de origem é essa: http://www.crn2.org.br/index.php?pagina=noticia&&id=609 rsrsrsrsr Acho que tu não entendeu nada, até seus comentário é confuso...
Obrigada

alexandre Dias disse...

Marcela,
Conhecemos bem a pessoa em questão, tem necessidade de aparecer...ridicula!
Va ve-la nas redes sociais, ela não sabe a diferença de mar e oceano...
TrabalhO com ela e sei que só assina artigos por ser namorada do presidente da empresa.

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Alexandre, realmente não a conheço, mas a fonte e o artigo publicado são ótimos,talvez tenha razão em relação a ela...Eu não a conheço,o que importa é o artigo e o assunto...Este tá ótimo e é útil, se caso ela escreveu bobagens em outros..rsrsrsrs Realmente não sei, mas tudo bem respeito a sua opinião, mas cuidado ao se expor assim na Net, várias pessoas leem, é ruim criar inimizades ainda mais que trabalha com ela..
Olha desculpa alguma coisa e volte sempre!
Abraços!

Alexandre Dias disse...

Olha, Marcela.
Entendo você, mas faço questão de avisar a todos quem é essa pessoa.
É perigosa e do mal.
O artigo não foi escrito por ela, nunca é.
Agora até uma assessoria de imprensa o homem paga para expo-la.
Mas ela será desmacarada! Pelo própria internet.
Obrigada, seu blog é mto bom!

Anônimo disse...

Oi, gostaria do seu e-mail para enviar entrevistinhas para revistas sobre dieta e saúde. Sou jornalista da Editora Alto astral!

Um beijo

E-mail: jaque.lopes@astral.com.br