terça-feira, 13 de outubro de 2009

Papel do Zinco na saúde da Criança


Os primeiros estudos ligando o zinco ao crescimento foram feitos no Irã e Egito há quase 3 décadas. Meninos “ nutricionalmente anões”, caracterizados por baixa estatura, anemia por deficiência de ferro, mostraram melhora acentuada com suplementação de zinco. Alguns cresceram até 12,7 cm em 1 ano e mostraram progressão paralela no desenvolvimento gonadal. Além da depressão do crescimento, a leve deficiência de zinco está provavelmente associada à resistência reduzida a infecção em crianças, mas tem sido difícil estabelecer essa ligação. Entretanto as crianças com deficiência grave de zinco, conforme avaliado pelas concentrações plasmáticas de zinco, estão em maior risco de diarréia e doenças respiratórias.Portanto, um estado de zinco adequado desempenha um papel central, não apenas no crescimento e na promoção de saúde, como também na prevenção da doença.


Boas fontes de zinco : lacticínios, fermento seco, sementes e cereais integrais. As sementes de abóbora estão entre as fontes alimentares vegetais de zinco mais concentradas. Grão de bico,queijo chedar, iogurte, pão integral,batatas cozida, laranja, Carnes, sendo que a vermelha possui maior quantidade, oleaginosas(castanha do pará, castanha do caju, nozes, amêndoas) leguminosas (feijão, grão de bico,ervilha) são alimentos ricos em zinco.


Fonte: Krause 2005

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Marcela,
não hajam dúvidas que uma alimentação rica e equilibrada tem um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento das crianças.

Muito interessante o post!

Beijinhos,
Ana Martins

Marcela Isabel Silveira CRN2: 9531 disse...

Obrigada Ana!
Volte sempre a casa é sua!
Concordo plenamente com você!
Bjs

Alexandre da Fonseca disse...

BOA TARDE!! ADORO VISITAR SEU BLOG, MAS FICO COM UMA FOME..RSS MARVILHOSO TEXTO, ESTOU SEMPRE APRENDENDO COM VOCÊ...BJS

menina disse...

eu adorei o blog!
tem muuitas informações legais e interessantes.

sou vegetariana há um ano e gostaria de pedir um post sobre o assunto. tipo onde podem ser encontradas as proteinas e vitaminas que tem nas carnes..
me ajudaria bastante.

(;