segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O elo entre consumo de cerveja e psoríase

Estudo mostra que mulheres que tomam cinco cervejas por semana têm dobro de risco de desenvolver a doença de pele, em comparação com aquelas que não bebem

Doença inflamatória crônica da pele que se manifesta geralmente por lesões eritematosas (róseas ou avermelhadas) recobertas por escamas esbranquiçadas, a psoríase passou a ter mais um fator de risco em quem tem predisposição para desenvolvê-la: a ingestão regular de cerveja. E isso vale para as mulheres, embora essa enfermidade também possa aparecer em homens. Essa foi a constatação de uma pesquisa publicada nesta semana na revista especializada Archives of Dermatology.
Para chegar à conclusão, os estudiosos analisaram dados de mais de 82 mil enfermeiras de 27 a 44 anos e os hábitos que elas tinham diante do consumo de bebidas alcoólicas. O levantamento, que aconteceu entre 1991 e 2005, mostrou que as mulheres que bebem cinco cervejas por semana têm o dobro de risco de desenvolver psoríase em comparação com as mulheres que não bebem.
Intitulada Alcohol intake and risk of incident psoriasis in US women, a pesquisa salientou que as participantes que bebiam cerveja não alcoólica, vinho ou bebidas destiladas não apresentaram um aumento do risco de desenvolver psoríase. Ou seja: a cerveja apareceu como a única bebida alcoólica que aumentava o risco de psoríase. Isso levou o grupo de pesquisadores a desconfiar que alguns componentes não-alcoólicos da cerveja, que não estão presentes no vinho ou nos destilados, podem ser crucial para o aparecimento da doença de pele em questão.
A explicação para o fato de o consumo de cerveja aumentar as chances de desenvolvimento da psoríase pode estar na cevada com glúten, usada na fermentação da cerveja. Afinal, outros estudos já revelaram que um cardápio sem glúten pode melhorar os casos de psoríase nos pacientes sensíveis ao glúten. Ainda segundo a pesquisa, as pessoas com essa doença de pele podem ter uma sensibilidade latente ao glúten.
Cevada com glúten pode ser a explicação para aparecimento do problema (Foto: divulgação)
Levando em consideração os achados dessa pesquisa, dá para frisar que as mulheres que possuem um alto risco de desenvolver psoríase devem evitar tomar muita cerveja. Aliás, todas as pessoas (homens e mulheres) devem evitar o consumo excessivo de qualquer bebida alcoólica.
Que se abra um parêntese: as pessoas com maiores chances de desenvolver essa doença de pele são aquelas que possuem alguém na família com o mesmo problema. Outro detalhe é que há fatores que podem fazer com que a doença apareça, como o estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos.

Saiba mais sobre a doença aqui:  http://www.sbd.org.br/campanha/psoriase/sobrepso.aspx

Um comentário:

Priscila disse...


Primeiramente PARABÉNS a todos os profissionais da área, afinal, hoje é o nosso dia :)

Eu entrei na facul a pouco tempo, tive que comprar meu jaleco e aproveitei
uma promo que achei, só pra compartilhar mesmo, vai que alguém assim como eu também
está precisando, né?

Achei um preço ótimo: http://www.rededobairro.com.br/team.php?id=1531

Beijos