sexta-feira, 1 de maio de 2009

Acompanhe as últimas notícias sobre a Gripe Suína

GUARULHOS - 29 de abril: Passageiros vindos do México vestem máscaras cirúrgicas na chegada ao Aeroporto Internacional de Cumbica. Em meio aos receios de uma epidemia mundial do vírus da gripe suína, as autoridades brasileiras confirmaram na quarta-feira dois casos suspeitos da doença



CIDADE DO MÉXICO - 26 de abril: Menino mexicano segura um dos cartazes que estão sendo espalhados pela Cidade do México alertando a população sobre os cuidados que devem ser tomados quanto à epidemia


Últimas notícias:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o nível de alerta para pandemia da gripe suína de 4 para 5. Isto significa que há riscos da epidemia atingir diversos países. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quarta-feira (29) que o Brasil está preparado para enfrentar uma pandemia de gripe suína. Segundo Dr. José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), “no Brasil, algumas pessoas já estão em observação, porém nenhum caso foi confirmado ainda”.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Secretaria Especial de Portos estão orientando as embarcações que chegam ao país quanto às medidas de controle que devem ser tomadas, devido ao aumento do nível de alerta de 4 para 5, para os casos de influenza suína.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram reportados 236 casos da gripe suína em 9 países. O governo dos Estados Unidos informou que são 109 casos confirmados e uma morte. Já o México confirmou 26 casos de infecção e 7 mortes.
Os países com casos confirmados e sem mortes são a Áustria (1), Canadá (13), Alemanha (3), Israel (2), Nova Zelândia (3), Espanha (4) e Reino Unido (5).

O que é a gripe suína?

A gripe suína tem origem a partir da contaminação do vírus influenza A, o H1N1, que está em circulação com outro tipo viral, o chamado B. Este circula apenas em humanos, mas o vírus A é transmitido entre diversos animais e, a seguir, entre os homens. A partir de uma possível troca de material genético entre vírus influenza de homens e de animais, em um processo conhecido como "rearranjo", ocorre a produção de um novo vírus híbrido, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana

Como o vírus é transmitido?


A transmissão ocorre pelo ar, por contato com superfícies contaminadas ou pessoas infectadas pelo vírus. Recomenda-se a não aglomeração de pessoas e o isolamento dos infectados. A carne de porco, se devidamente cozida, não oferece risco algum a quem a consome.

Quais são os sintomas?

Febre acima de 39º, falta de apetite, tosse e, em alguns casos, dor de garganta, catarro, vômito e diarréia. Em casos mais graves pode ocorrer pneumonia.Às pessoas que estão com viagem marcada para as áreas afetadas:
Especialistas recomendam que a viagem seja adiada. Caso seja necessário viajar para onde há maior incidência da gripe suína, além das medidas acima, siga as instruções:
Evite o contato com pessoas infectadas e com aglomerações de pessoas;
Não compartilhe objetos pessoais nem copos, alimentos e toalhas com outras pessoas;
Utilize as máscaras cirúrgicas descartáveis durante todo tempo que for ficar na área afetada;


Às pessoas com sintomas da doença:


Evite o contato com outras pessoas para não infectá-las;Vá imediatamente à unidade de saúde mais próxima e informe seu estado;Informe ao profissional todos os lugares por onde passou pouco antes de começar a sentir os sintomas;Em caso de suspeita, o paciente deve ser levado imediatamente a um serviço de saúde para avaliação médica.


Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)Portal da Saúde Centro de Vigilância EpidemiológicaAgência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA

3 comentários:

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Usei este material para planejar minha próxima aula!!! Estou alertando as crianças, mesmo todos dizendo que não há risco iminente em minha região!!!

E estou oferecendo a ti um selinho, não sei se voc~e participa destas coisas, mas quase esteja interessada passa em meu blog!

Beijos!

Anônimo disse...

alimentos de raiz faz mal pra quem tem down?

Anônimo disse...

ola!Eu estava farto de pesquisar formas de ganhar cash online ate que descobri uma pagina para obter cash sem arriscar,adoreimuito!
ponho aqui o endereço para a galera http://www.parceiros.pokersemdeposito.com/ !
PS:gostei imenso o teu blogue bom trabalho!
abraço