terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Campanha contra obesidade infantil nos EUA divide pais e especialistas


Uma campanha contra a obesidade infantil promovida pelo hospital Children's Healthcare of Atlanta, no Estado da Georgia, nos Estados Unidos, está dividindo especialistas e pais sobre o assunto. Propagandas exibidas na TV mostram crianças obesas relatando o sofrimento de ir à escola e conviver com outras crianças porque sofrem bullying. Em um dos vídeos, o menino Bobby senta-se diante da mãe, também obesa, e pergunta: "Mãe, por que eu sou gordo?".

Em seguida, aparece a mensagem: "75% dos pais na Georgia com filhos acima do peso não reconhecem o problema". Em outro vídeo, a garota Tina diz que não gosta de ir à escola porque as outras crianças mexem com ela e isso machuca seus sentimentos. A mensagem é "Ser gordo tira a alegria de ser criança".

Maritza diz em seu depoimento que o médico lhe que ela tem um problema chamado hipertensão. "Estou realmente com medo". O recado é "algumas doenças não são mais somente doenças de adultos.":

http://www.youtube.com/watch?v=ysIzX_iDUKs&feature=player_embedded

A médica

Miriam Labbok, diretora do Carolina Global Breastfeeding Institute, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, afirma que as publicidades não contribuem para solucionar o problema. "Culpa a vítima raramente ajuda", disse ao site da TV ABC. "Essas crianças sabem que são gordas e que já estão excluídas da sociedade."Apesar das críticas, o hospital de Atlanta mantém a campanha Strong4life.

"Precisávamos de algo que atraente e forte do que algumas campanhas floridas que existem por aí", disse Linza Matzigkeit, vice-presidente sênior do Children's Healthcare of Atlanta.


fonte: Época

Um comentário:

Marcelle Monteiro disse...

Concordo que apenas as propagandas não irão ajudar, mas o maior problema não é campanhas publicitárias ou sei lá o que o grande problema é que a maioria das pessoas não vêem a obesidade como doença vêem apenas como "pessoa gorda" e motivo de zoação.